CACAU – SEMANAL 09/07/2021 MERCADO DE FUTUROS

No data was found

Por Caio Santos – Operador de commodities agricolas da Stone X

Os preços do cacau continuam caminhando em sua trajetória sazonal, recuando entre os meses de junho e agosto. Fundamentações baixistas para esse movimento advém da safra intermediária na África e a ausência de muitos compradores no mercado físico, que em geral começam a antecipar as compras para o final do ano a partir de setembro, o que resulta em uma elevação sazonal dos estoques nessa época.

Este ano o cenário ganha força conforme se confirmam condições extremamente favoráveis à produção no oeste da África esse ano, e a demanda ainda não dá sinais de superação da crise provocada pela pandemia.

Assim, o contexto segue baixista para o curto prazo, com os preços no mercado físico das principais praças da África ainda dando sinais de fraqueza, e os spreads do cacau ampliando o carrego do mercado – sobre oferta no curto prazo induz o mercado a ampliar os descontos no curto prazo e beneficiar o carrego para o futuro.

A preocupação contínua com a demanda a curto prazo continua a pressionar o mercado após relatórios de que várias nações estenderão suas restrições de viagem em virtude do COVID, o que poderia diminuir o consumo de chocolate na Europa e na América do Norte no início do terceiro trimestre. Contudo, há menos restrições para os viajantes vacinados, em um contexto em que as campanhas de vacinação estão avançando, o que deverá impulsionar as perspectivas de demanda de cacau à médio-longo prazo.

O clima úmido recente nas regiões de cultivo do oeste da África pesou nas últimas semanas sobre os preços, já que isso deve beneficiar a produção da região no final da safra intermediária e na próxima safra principal.

O cenário técnico começa a dar sinais de condições de sobre venda no mercado futuro de cacau. Por outro lado, os contínuos fechamentos baixistas confirmam que a tendencia para o curto prazo continua com viés negativo. O próximo objetivo da tela de Set’21 (CCU21) é 2250. As resistências se encontram em 2314 e 2360, com o primeiro suporte em 2267 e abaixo disso no alvo de 2250.

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram