Nestlé leva água tratada para propriedades rurais na Bahia

Iniciativa faz parte do Nestlé Cocoa Plan, programa de sustentabilidade para a cadeia do cacau, que promove práticas de cuidados com o meio ambiente, as comunidades e as pessoas

Uma parceria entre a Nestlé Brasil e a Água Camelo, startup de impacto socioambiental, está levando água tratada a propriedades rurais sem acesso à rede de saneamento básico, no sul da Bahia. Em 2023, a primeira fase do projeto garantiu água potável a duas fazendas nos municípios de Mascote e Arataca. Agora, em sua segunda fase, a iniciativa beneficiará mais 19 propriedades rurais com a implantação de sistemas de purificação de água, ampliando o alcance.

A ideia de levar água tratada às fazendas de cacau do sul da Bahia surgiu do objetivo da Nestlé em adquirir 100% de cacau de fontes sustentáveis até 2025 por meio do Nestlé Cocoa Plan, programa de sustentabilidade da companhia para a cadeia do cacau. Para ampliar a quantidade de fazendas no programa, as propriedades precisam atingir alguns critérios mínimos. Um deles é garantir condições dignas de vida para as pessoas que vivem e trabalham no campo – o que inclui acesso a água tratada.

Para ajudar as fazendas nessa jornada, sem custo para os produtores, o Nestlé Cocoa Plan se juntou à startup Água Camelo por meio do Panela — plataforma de inovação aberta da Nestlé que conecta a empresa a diferentes atores do ecossistema de inovação do Brasil e tem como objetivo cocriar o sistema de alimentos regenerativos do futuro.

Com o sucesso do primeiro piloto em que quatro sistemas de purificação beneficiaram as duas primeiras propriedades, este ano, a Nestlé decidiu escalar o serviço para outras 19 fazendas no sul da Bahia. “Acreditamos na necessidade de transformar profundamente a maneira como produzimos, distribuímos e consumimos alimentos. O conceito vai além de apenas minimizar os impactos ambientais, envolve também criar sistemas alimentares que sejam justos, resilientes e que promovam o bem-estar social e econômico”, afirma Barbara Sapunar, Diretora Executiva de Business Transformation da Nestlé Brasil.

Na segunda etapa do projeto, a implantação do sistema começa com a visita de um técnico para a avaliação da propriedade, mas a instalação, antes feita pela Água Camelo, agora fica sob responsabilidade dos produtores, que contam com a ajuda de um manual de instruções disponível em uma plataforma digital, ambos desenvolvidos pela startup. A plataforma digital também servirá para acompanhar o funcionamento dos sistemas, indicando a necessidade de manutenções, além de funcionar como um serviço de atendimento ao cliente. O objetivo de repassar a instalação do sistema aos produtores e a criação da plataforma para auxiliar na manutenção das estações foram maneiras encontradas para ampliar a iniciativa e aprimorar o projeto.

“Nessa nova fase do projeto, fornecemos ferramentas e instruímos as pessoas sobre como usá-las. Ao longo da jornada, vamos seguir com suporte técnico e consultoria, além de uma plataforma que serve como uma biblioteca técnica, com guias para instalação, manutenção e boas práticas de uso da água, saneamento e higiene que nos apoiará na ampliação do projeto”, explica Daniel Ilg, um dos fundadores da Água Camelo e Diretor Operacional da Startup.

“Chegar a uma solução economicamente viável para levar água tratada a pessoas que vivem em áreas remotas, mas que estão relativamente próximas de uma fonte hídrica, foi um desafio. Agora, esperamos que a iniciativa desperte interesse em outras partes”, finaliza Barbara Sapunar.

Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, e Espírito Santo, além de oito centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 98% dos lares brasileiros.

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *