Segredos de Fermentações Avançadas Revelados

 Albertus Eskes,consultor independente para o incremento da qualidade de cacau, co-inventor e executor de processos de fermentação TropMix (TropMix é um processo autentico novo para aumentar a qualidade de cacau com sabores e aromas naturais durante a fermentação).

 Juntamente com Dario AhnertAlbertus Eskes começou a desenvolver o cacau fino, entre 2001 e 2011, período onde tiveram uma fazenda de cacau em Uruçuca. Em 2009 inventaram o método TropMix, que consiste em saborear massas de Cacau com substâncias aromáticas. A partir de 2015 dedicaram-se ao método de fermentação acelerada Anima, que obteve seis prêmios em concursos em Paris, Brasil e Peru. Anima é recomendado quando a produção e o processamento das amêndoas são realizados na mesma região ou no mesmo estado.

A partir de 2022 Albertus e o sócio David Pujol se dedicam ao método Tradima como alternativo de âmbito interestadual e internacional para o Anima. Para aplicar TropMix é recomendado utilizar Anima ou Tradima. Os três métodos transformam Cacau “bulk” em Cacau fino, e o Cacau fino em extrafino, com eliminação da acidez e do amargor e expressão forte dos atributos de Cacau fino (acidez cítrico, caramelo, noz, fruta fresca e maduro e floral).

Recentemente, Albertus descobriu que a exposição à sombra por 24 horas de amêndoas fermentadas pode eliminar todo amargor e acidez. Esta técnica muito simples permitiria sozinho obter amêndoas finas depois de 4 a 6 dias de vários tipos de fermentação, incluindo o tradicional.

Em 2023 descobriu que o enxerto de CCN51 em Nacional transformava a qualidade do CCN51 na qualidade de Nacional (Arriba), si fermentada com um método avançado. Seria interessante verificar isto no Brasil, por exemplo com enxertia de CCN51 em mudas autofecundadas de SJ02.

Em 2022 Albertus publicou o seu livro “Cacau Fenomenal” em português, também chamdo de “novo testamento de cacau fino”, este livro completo pode ser encontrado acessando aqui!

O livro descreve a descoberta de 43 sabores e aromas em polpas do Cacau Chuncho em Peru e em 48 variedades brasileiros. Estes atributos de polpa migram para as sementes e podem estar presentes nos chocolates, representando uma revolução para o Cacau fino. Os 23 perfis sensoriais encontrados até agora por ele no Brasil mostram o grande potencial para que o País se transforme em importante produtor de Cacau fino, desde que métodos avançados de fermentação sejam adaptados.
No livro Albertus descreve também a origem do método Anima e a sua invenção de três novos subprodutos de Cacau comercialmente interessantes: Castanhas de Cacau, Castanhates e Perfume de Cacau.

 
Links com mais informações do livro:
 
Link do livro completo:
 
Fonte:Mercado do cacau 

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *