COMENTÁRIO DIÁRIO DO CACAU – 29/02/2024.
Neste último dia do mês, com extrema volatilidade, o preço do cacau está tentando segurar acima das baixas de ontem e desta manhã.
A situação da oferta global permanece inalterada e apertada, mas os comerciantes estão atentos a qualquer indicação de um abrandamento na demanda.
A liquidação de ontem foi desencadeada por um anúncio da fabricante suíça de chocolate Barry Callebaut de que iria cortar 2.500 empregos (19% da sua força de trabalho) nos próximos 18 meses. Afirmaram que esta medida visava aumentar a eficiência e reduzir custos, mas os traders também interpretaram a notícia como uma indicação de que a empresa se prepara para uma queda na demanda à medida que os preços no varejo sobem. No final do dia, um funcionário da empresa disse que espera déficits de produção global de 500 mil toneladas em 2023/24 e 150 mil em 2024/25. O representante também expressou preocupação pelo fato de os agricultores da Costa do Marfim e do Gana não terem incentivos para aumentar o cultivo.
Ambas as nações venderam a maior parte do seu cacau antes do início da temporada, o que significa que levará algum tempo até que os produtores possam beneficiar dos preços mais elevados. Além disso, os regulamentos da UE que restringem as importações de cacau cultivado em terras desflorestadas limitando a expansão da produção.
Para realizar operações de cacau em bolsas, favor entrar em contato:
Claudemir Zafalon – (11) 96399-1704
Credenciado RJO’Brieng