COMENTÁRIO DIÁRIO DO CACAU – 01/04/2024.
Há várias semanas temos notado e chamado atenção para a queda diária no número de contratos em aberto “Open Interest”, como uma fonte de risco para movimentos extremos, tanto de alta ou de baixa no preço do cacau. Este fato, levou a Bolsa de Futuros a gradativamente aumentar o valor do depósito de margem e na última semana subiu para $14.570/ctr. Na quinta-feira o contrato de maio estava com 54.540 ctrs abertos, quando o normal para esse período seria na área de 120 a 130 mil ctrs. Os fundos, que chegaram a estar com mais de 70 mil ctrs comprados, e na última quinta-feira o Cftc estimou a posição em 21.874 ctrs comprados. Matéria da Bloomberg explicou muito bem a situação, em que muitas tradings estão sendo obrigadas a abandonar suas posições de hedge (proteção) devido aos atrasos no recebimento de produtos, inadimplência e ao descasamento entre os preços praticados no mercado disponível e no mercado de futuros.
Oficialmente a safra temporã africana começa nesta semana e espera-se produção entre 400 a 500 mil tons, comparada com 600 mil no ano passado.
Analistas alertam para a limitada produção no longo prazo devido às mudanças climáticas, má gestão do setor e a propagação de doenças. Além disso, a extração ilegal e desenfreada de ouro deve desviar o foco na produção do cacau.
Para realizar operações de cacau em bolsas, favor entrar em contato:
Claudemir Zafalon – (11) 96399-1704
Credenciado RJO’Brieng