Uma comitiva de lideranças globais da Mondelez Internacional realizou reunião na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) com a participação do Centro de Inovação do Cacau (CIC). O Objetivo da reunião foi mostrar e avaliar seus projetos internos e externos de pesquisa e assistência na área do cacau na região do Brasil, sobretudo em Ilhéus e região através da iniciativa COCOA LIFE.
Atualmente o Brasil conta com cerca de 90.000 fazendas de cacau, com produtores de aproximadamente 62 e 63 anos de idade e grande parte da produção da empresa é concentrada em Ilhéus. Destacaram a importância do sistema da Cabruca para a região além de exposições sobre projetos em escolas públicas, de reflorestamento e de assistência a cacauicultores, além de discursos de representantes parceiros como a GIZ, OFI e ADR
O reitor, Alessandro Fernandes juntamente com o vice-reitor, Mauricio Moreau receberam os líderes globais da multinacional participaram reunião ressaltando parceria da Uesc com a Mondelez, que representa muitas possibilidades , envolvendo docentes e discentes, da instituição, envolvidas em projetos desenvolvidos com o Centro de Inovação do Cacau, frisando que se no passado região exportava amêndoas de cacau e importava cacau atualmente, na cadeia produtiva do cacau, têm uma grande responsabilidade juntamente com todos os outros atores envolvidos em fazer melhoramentos e pesquisas em cacau.
O professor Alessandro Fernandes anunciou a implantação, em breve, de um projeto de Mestrado em Cadeia Produtiva do Cacau, aqui na Uesc. “Em nosso Campus já estão instaladas duas fabricas de chocolate: Uma no CIC voltada para pesquisa e melhoramento da matéria prima e uma outra, da Economia Solidária, destinada para micro e pequenos produtores. Isso ajuda e economia regional e a colocar a nossa Uesc no cenário mundial.
Depois de cumpridas as palestras com os gerentes de várias unidades e projetos de pesquisa o grupo foi conhecer o Centro de Inovação do Cacau, liderado pelo Diretor Cientifico, Cristiano Villela.
Fonte: bocanews