Nestlé chega ao sul da Bahia com Programa Cacauicultores do Futuro

Realizada em Eunápolis, iniciativa faz parte do Nestlé Cocoa Plan, maior programa de sustentabilidade para a cadeia do cacau no Brasil, e visa preparar jovens produtores da região para a sucessão familiar

Pela primeira vez, o sul da Bahia recebe uma edição do Programa Cacauicultores do Futuro, realizado em Eunápolis entre os dias 11 e 13 de junho. Destinada a jovens produtores, a iniciativa representa um marco significativo para os produtores de cacau na região ao disseminar práticas regenerativas na cadeia do cacau e as possibilidades dentro da cacauicultura 4.0 aos jovens conectados com a cultura cacaueira.

Os 40 participantes selecionados para a 5ª edição do Programa Cacauicultores do Futuro tiveram que seguir alguns critérios: estar inserido na cadeia produtiva do cacau (ser filho ou filha de produtores ou de colaboradores e colaboradoras), ser residente do estado da Bahia, ter entre 18 a 29 anos de idade e disponibilidade para participar presencial e integralmente da imersão. A iniciativa é feita em parceria com o Instituto Ampliê, que busca impulsionar o crescimento do agronegócio, oferecendo soluções em eventos e projetos alinhados com a realidade do campo.

Ao longo dos próximos três dias, as pessoas selecionadas terão a oportunidade de aprender sobre os desafios e possibilidades associados à produção sustentável de cacau. A formação engloba teoria e prática, desde a vivência no campo até conhecimentos sobre empreendedorismo e perspectivas de mercado, incentivando os jovens a buscarem soluções inovadoras para a cadeia produtiva.

“O Programa Cacauicultores do Futuro é uma das iniciativas da Nestlé voltadas ao desenvolvimento de jovens no Brasil. Até o final deste ano, teremos impactado 200 jovens dos estados do Espírito Santo, Pará, Bahia e Rondônia. E continuamos nessa jornada para promover maior produtividade nas propriedades, além de fomentar sustentabilidade, inovação e tecnologia, ao mesmo tempo em que capacitamos os jovens para que possam dar continuidade aos negócios familiares”, afirma Igor Mora, gerente de agricultura para cacau na Nestlé Brasil.

A iniciativa faz parte do primeiro e maior programa de cacau sustentável do país, o Nestlé Cocoa Plan (NCP), por meio do qual a companhia conseguiu encerrar o ano de 2023 com 60% de cacau sustentável do total adquirido. Para alcançar o objetivo de obter 100% de cacau sustentável até 2025, uma das iniciativas-chave da companhia é acelerar a inclusão de fazendas da região sul do estado da Bahia no Programa e contribuir com o aumento da produtividade dessas propriedades. Atualmente, mais de 6.000 fazendas fazem parte do NCP em todo o país.

Sobre o Nestlé Cocoa Plan
O Nestlé Cocoa Plan foi lançado globalmente em 2009 pela Nestlé, e chegou ao Brasil em 2010, com o objetivo de levar padrões sustentáveis para todas as fazendas fornecedoras do cacau adquirido pela empresa e alcançar 100% de cacau sustentável até 2025.
Para fazer parte do programa, os produtores precisam atender a pontos de controle que envolvem tanto práticas de manejo ambientalmente corretas, como o cumprimento de leis e normas trabalhistas e de direitos humanos para entrarem no primeiro nível, que é composto pelas categorias bronze, prata, ouro e diamante.

Hoje, as marcas KitKat, Alpino, Talento, Prestígio, Baton, Passatempo, Nescau, Negresco, Chocolate Dois Frades, Tabletes Garoto e Tabletes Nestlé são produzidas com cacau sustentável adquirido por meio do Programa Nestlé Cocoa Plan.
Fazem parte da iniciativa os estados da Bahia, Pará, Espírito Santo, Tocantins, Minas Gerais, Rondônia, Pernambuco e São Paulo – todos com destaque às práticas da agricultura regenerativa na cadeia do cacau para ter uma produção mais sustentável, com ações que recuperam o solo, os recursos hídricos e a biodiversidade, além de contribuir para reduzir a pegada de carbono e para a produção de alimentos de maior qualidade.

O Programa oferece assistência técnica em todas as fazendas certificadas e paga um valor adicional pelo cacau sustentável adquirido, que varia de acordo com o fornecedor e a classificação do produtor dentro do Programa. Assim, se desenvolve um relacionamento de longo prazo com grupos de agricultores.

Por meio do assistente virtual Theo, via chatbot, os cacauicultores têm acesso gratuito ao suporte constante sobre dúvidas técnicas, as fases de cultivo do cacau no campo, condições climáticas, preço médio do cacau e entre outras dúvidas. O assistente virtual é uma iniciativa inédita para os agricultores, respondendo as dúvidas diretamente pelo WhatsApp, de forma interativa e dinâmica pelo número: (27) 99901-1960.

Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, e Espírito Santo, além de oito centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

Sobre o Instituto Ampliê
Com mais de 10 anos de experiência, o Instituto Ampliê, sediado no Espírito Santo, busca impulsionar o crescimento do agronegócio, oferecendo soluções em eventos e projetos alinhados com a realidade do campo. A instituição visa melhorar a qualidade de vida no campo, promovendo inovação e condições favoráveis ao crescimento sustentável do agronegócio.

Fonte: Nestlé

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