O Conselho de Café e Cacau (CCC) está planejando a extinção de várias cooperativas. Como parte do estabelecimento da interprofissão, o CCC decidiu encerrar as atividades de várias cooperativas de café e cacau.
Em um comunicado de imprensa datado de 10 de julho, o CCC informa às cooperativas sobre as novas condições de codificação para a campanha de 2024/25. Entre as condições exigidas para a nova campanha, há uma que está causando grande agitação entre os produtores e cooperativas: as cooperativas devem fornecer um certificado de potencial agrícola de pelo menos 1000 toneladas de café e cacau, resultado do potencial de produção dos membros.
Essa decisão é vista como a morte das pequenas cooperativas em benefício das grandes. Vários presidentes de cooperativas falaram sobre o assunto expressaram sua surpresa e denunciaram as consequências de tal decisão, argumentando que, de acordo com a Organização para a Harmonização do Direito Empresarial na África (OHADA), cooperativas são sociedades cooperativas e, consequentemente, operam como empresas comerciais em geral. Eles classificam a decisão como um abuso de poder.
No entanto, nem todos compartilham da mesma visão. Segundo um diretor de cooperativa, o CCC está dentro de seus direitos, assim como são os produtores que emprestaram o crédito em branco. O CCC é a autoridade supervisora, mas não é um banco. É normal que o governo dite suas condições, uma vez que somos nós que pedimos subsídios. Quem financia estabelece suas condições.
Nem todos concordam com essa opinião, e os produtores já se reuniram com o Ministro da Agricultura para protestar contra a medida. As diferentes delegações, frente ao Ministro da Agricultura, denunciam uma decisão abrupta e cheia de consequências.
Fonte: mercadodocacau