COMENTÁRIO DO CACAU – 01/08/2024.
O dólar firme contra as moedas está derrubando os preços dos ativos negociados nas bolsas de futuros, inclusive o cacau. Ontem, o FED manteve a taxa de juros entre 5.25 a 5.9%, no entanto sinalizou que o caminho está aberto para redução da taxa no mês de setembro.
As culturas africanas estão sendo beneficiadas pela mudança climática (La Nina), no entanto, há uma preocupação de que o excesso de umidade poderá facilitar a propagação de pragas e afetar a próxima safra.
Fontes indicam que as exportações da Nigéria durante o mês de Junho foram de 14.465 tons, 18% acima do ano passado. Os estoques certificados nos armazéns da bolsa do ICE estão nas baixas dos últimos 3 ½ anos em 2.940.409 sacas.
Alguns grupos de consumidores e agências de testes independentes relataram a contaminação por metais pesados em produtos de cacau, como o chocolate amargo, sendo as possíveis causas o tipo de solo onde o cacau é cultivado e o processamento industrial.
No entanto, investigadores da Escola de Medicina da Universidade George Washington e do ConsumerLab.com descobriram que 70 dos 72 produtos que contêm cacau que analisaram ficaram abaixo dos limites estabelecidos pela Food and Drug Administration (FDA) para contaminação por chumbo e não representa um risco à saúde.