O dólar mais fraco contra as moedas está impulsionando a alta das mercadorias agrícolas. A baixa liquidez no contrato de cacau está contribuindo para a exacerbação dos movimentos.
A Reuters divulgou matéria de que o setor produtivo de cacau de Gana tem enfrentado a longo tempo a doença dos brotos inchados, e está passando por agravamento das condições por não estar conseguindo conter o surto da doença. O vírus é espalhado por pequenos insetos chamados cochonillas que comem folhas, botões e flores. Uma vez contaminada, as árvores reduzem a produção e no prazo de 5 a 10 anos morrem. Este fato, entre outros, explica a queda consecutiva na produção nas últimas três safras, chegando às mais baixas dos últimos 20 anos.
Uma pesquisa da Reuters divulgada na quarta-feira projetou a próxima safra da região em 640 mil toneladas (graças ao clima favorável), comparada com 450 mil 2023/24.
Fontes oficiais dos Camarões (quinto maior produtor mundial) informaram que a produção 23/24 foi de 266.725 tons e representa aumento de 1.2%.
Os estoques certificados nos armazéns do ICE continuam em queda e estão em 2.839.452 sacas.