Nestlé evolui programa de sustentabilidade para a cadeia do leite e passa a bonificar produtores por redução das emissões de gases de efeito estufa

A partir de agora, o Programa Nature por NINHO® incorpora a métrica das emissões de gases de efeito estufa das propriedades leiteiras parceiras aos pilares já existentes de bem-estar animal, cuidado às pessoas do campo, gestão da água e conservação do solo

Em 2024, o maior programa de sustentabilidade para a cadeia do leite no Brasil, o Nestlé Nature por NINHO®, evoluiu para além dos pilares já estabelecidos de bem-estar animal, gestão hídrica, conservação do solo, apoio e cuidado à população rural. A iniciativa passou a incorporar métricas de emissões de gases de efeito estufa nas propriedades parceiras com a adição da categoria Diamante ao programa.

Os cerca de 1.200 produtores que fazem parte do Nature Por Ninho são incentivados e recompensados financeiramente de acordo com a implementação de práticas sustentáveis e regenerativas, impulsionando uma transformação positiva na cadeia leiteira nacional. Nos próximos três anos, a companhia planeja investir cerca de R$150 milhões em projetos de sustentabilidade para a cadeia de produção de leite. O aporte visa estabelecer uma cadeia produtiva mais justa, robusta e ambientalmente consciente para o setor lácteo.

Por meio dessa iniciativa da Nestlé, a evolução da cadeia vai ao encontro do compromisso global da companhia para a redução nas emissões de gases do efeito estufa. A Nestlé Brasil compra cerca de 1 bilhão de litros de leite fresco por ano, sendo a maior compradora dessa matéria-prima no âmbito mundial da empresa. Globalmente, a Nestlé tem o compromisso de reduzir 20% das emissões de carbono na atmosfera até 2025, 50% das emissões até 2030 e de chegar ao Net Zero até 2050.

Como 70% das emissões de carbono da Nestlé têm origem na agricultura, a empresa incentiva a adoção de práticas regenerativas no campo, mirando uma produção mais sustentável. A meta no Brasil é obter, até 2025, 30% das principais matérias-primas (café, cacau e leite) por meio de propriedades que aplicam essas práticas. E para atingir maiores níveis de sustentabilidade, as fazendas de leite vão receber visitas de especialistas e suporte técnico – com planejamentos individualizados e acompanhamento periódico – para verificação da implementação, além da remuneração que garante a evolução na jornada.

Os mecanismos para produção de leite com baixa emissão de carbono estão sendo desenvolvidos a partir da parceria da Nestlé com a Embrapa em cinco fazendas modelo. Essas propriedades leiteiras atendem a todos os pré-requisitos e já estão migrando para a categoria Diamante. Há critérios mínimos para entrar no Programa por meio do nível Bronze, e cada propriedade avança de acordo com as práticas implementadas – todos recebem bonificação. Atualmente, 186 fazendas estão classificadas na categoria Ouro, 41 na Prata e 710 na Bronze.

“Há mais de um século, a Nestlé tem o compromisso de liderar o desenvolvimento e a evolução da cadeia do leite no Brasil. No início dessa jornada, a empresa estabeleceu padrões de qualidade para a produção de leite e, nos últimos anos, tem avançado nas questões de sustentabilidade, aumentando os investimentos nessa frente a cada ano. É assim que a Nestlé se mantém na vanguarda, visando uma produção de leite mais eficiente, de mais qualidade e a um custo mais competitivo”, afirma Fábio Spinelli, Vice-presidente de Nutrição da Nestlé Brasil.

Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, e Espírito Santo, além de oito centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 98% dos lares brasileiros.

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *