Ilocos Norte está considerando expansão do cacau em 50 hectares

A província de Ilocos Norte está expandindo as plantações de cacau nas cidades de Adams, Pagudpud e Vintar este ano para melhorar a subsistência económica e diversificar os rendimentos dos agricultores.

Sendo uma das culturas promissoras de alto valor e uma província com uma vasta área adequada ao seu cultivo, o governo provincial está a promover o cultivo do cacau.

O projeto é implementado em cooperação com diversas agências governamentais, como o Departamento de Agricultura e o Departamento de Indústrias Comerciais.

Nas cidades de Pagudpud, Adams e Vintar, vários agricultores locais estão a expandir as suas plantações de cacau com variedades híbridas.

As unidades do governo local apoiam-nos no fornecimento de vários meios de produção agrícola, incluindo fertilizantes orgânicos.

“Expandimos nossas plantações de cacau este ano para diversificar e fortalecer nosso setor agrícola”, disse o governador Matthew Joseph Manotoc na quinta-feira.

Ele ordenou que mais agricultores plantassem culturas de maior valor em vez de arroz para aumentar os seus rendimentos.

O cacau, também conhecido como “árvore do amor” e alimento dos deuses, produz sementes gordurosas secas e fermentadas que são utilizadas na fabricação de chocolates.

Também é usado em alimentos, bebidas, cosméticos e produtos farmacêuticos

Bielmaju Walley, proprietário de uma plantação de cacau e processador de alimentos em Adams, Ilocos Norte, disse na quinta-feira que o interesse renovado do governo em reviver a indústria do cacau é benéfico, especialmente para o povo indígena de Adams.

Ela lembrou que na década de 1980 foram introduzidas diversas variedades de cacau em Adams, tornando a comuna a capital do cacau de Ilocos Norte.

Para manter operacional a fábrica de chocolate local em Adams, que atualmente produz barras de chocolate, tablea, vinho de cacau e bebidas de chocolate com menta, a start-up está desenvolvendo pelo menos mais 10 hectares de plantações de cacau.

“Este é um desenvolvimento positivo e esperamos que os nossos produtores de cacau recebam mais assistência, como o fornecimento de material de plantação de alta qualidade para melhorar os rendimentos”, disse ela.

De acordo com o DTI, o cacau é muito procurado a nível interno e para exportação e é hoje considerado um produto muito importante.

Para apoiar os produtores de cacau, a DTI forneceu uma fábrica de processamento de cacau na cidade de Adams, no valor de mais de P1 milhão, proporcionando mais empregos para os habitantes locais.

De acordo com a última pesquisa da Autoridade Estatística das Filipinas, a região de Ilocos ocupa o 12º lugar no país na produção de cacau entre 16 regiões, produzindo 15,2 toneladas métricas anualmente. (PNA)

Fonte: tudoemsmartphone

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *