Multinacional de nutrição sustentável, Kerry enfatiza a importância de alimentos mais nutritivos e sustentáveis para reduzir o impacto às gerações futuras
A produção de alimentos cada dia sofre mais com a crise climática. Produções inteiras são perdidas por causa de chuvas, alagamentos, furacões e pragas, por exemplo, o que também gera impacto econômico e possíveis aumentos de inflação. Em contrapartida, a população cresce em velocidade acelerada. Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), a população mundial alcançará 9,7 bilhões de pessoas até 2050 e, para isso, precisaremos do equivalente ao solo de três planetas para alimentar a todos. O cenário mundial atual é caracterizado por uma série de desafios econômicos e políticos e, portanto, precisamos de uma estratégia adequada que envolva toda a cadeia alimentar e que seja implementada de maneira urgente para que as gerações futuras tenham disponibilidade de alimentos.
A nutrição sustentável é uma solução essencial para mitigar este problema. Ao tornar os alimentos processados mais nutritivos para atender à demanda alimentar em seu espectro, busca também garantir a sustentabilidade desses produtos para minimizar o impacto ambiental e a degradação do solo. O sabor é fundamental em todos os lugares e é o que torna a comida agradável, pois a comida é sensorial. A nutrição sustentável valoriza o sabor ao integrar práticas que não apenas respeitam o meio ambiente, mas também mantenham ou realcem a qualidade e o paladar dos alimentos.
Paralelamente, os desafios macroeconômicos são grandes, mas os consumidores demandam inovações constantes. Seja por meio de formatos convenientes, fórmulas multipropósito ou sabores autênticos, a sustentabilidade e a saúde não podem ser deixadas de fora dessa equação. A transformação da indústria de alimentos é fundamental diante da insuficiência de recursos, de acordo com Edson Barros, Vice-Presidente de Marketing para LATAM na multinacional de Nutrição Sustentável Kerry:
“Vivemos em um cenário desafiador. Contudo, à medida que trabalhamos para desenvolver sistemas alimentares e produtos para o consumo que sejam mais nutritivos e geram impactos ambientais positivos, estamos nos movendo a uma mudança transformacional na indústria. Nutrição sustentável significa agir oferecendo soluções nutricionais positivas e equilibradas que promovem a saúde, protegem as pessoas e o planeta, sem comprometer as gerações futuras.”
Este cenário fomenta pesquisas, diagnósticos e análises para encontrar soluções concretas e assertivas. A nutrição sustentável aparece como uma megatendência, que envolve a busca por alimentar a população crescente de forma equilibrada e sem degradar o meio ambiente, como podemos inferir ao avaliar as 10 principais tendências de Saúde e Nutrição 2024 do Kerry Health and Nutrition Institute (KHNI). O levantamento também destaca a saúde da mulher e a nutrição personalizada, focando em atender necessidades nutricionais específicas. Além disso, ressalta a importância da nutrição acessível, que busca desenvolver soluções nutricionais econômicas e sustentáveis. Por fim, a redução de sódio e açúcar nos alimentos é uma tendência global para promover uma alimentação mais saudável e merece atenção, pautando bastante a indústria.
O comportamento e a consciência do consumidor atual estão cada vez mais voltados para a saúde e sustentabilidade, como apontam as tendências do KHNI. Os consumidores estão preocupados com a saúde, leem os rótulos e observam a lista de ingredientes, o que está levando a uma rápida evolução das tendências de mercado. Eles estão buscando minimizar problemas de saúde, como diabetes e pressão alta, através da redução de sal e gordura nos alimentos, sem comprometer a qualidade e sabor dos produtos. Além disso, há um foco em reformular nutricionalmente os produtos para torná-los mais saudáveis, utilizando ingredientes naturais e cientificamente respaldados. Com a busca por fornecer mais nutrição com menos impacto ambiental, a nutrição sustentável está se tornando uma prioridade.
A Kerry acompanha de perto os avanços da ciência nutricional, utilizando esse conhecimento para desenvolver um portfólio de soluções respaldado pela ciência e clinicamente estudado. Essas soluções, que podem ser implementados em produtos alimentares comuns, visam atender a diversas necessidades de saúde, como a digestiva, imunológica e cognitiva, além de conservar os produtos por mais tempo para evitar o desperdício – um grande fator de impacto no meio ambiente. Isso nos permite oferecer inúmeras oportunidades para melhorar a saúde por meio dos alimentos.
Um exemplo impactante deste cenário é o desperdício de quase 12 bilhões de pães todos os anos no mundo, ou seja, uma média de 630 milhões de fatias por dia. Portanto, a nutrição sustentável transcende a seleção de alimentos nutricionalmente positivos. Ela engloba também a preservação, proteção e distribuição adequada dos produtos, como enfatiza Barros. Esta abordagem mais abrangente é essencial para enfrentar a realidade do desperdício de alimentos, que é um problema significativo tanto a nível global quanto na América Latina.
“Existe um aspecto super relevante na nutrição sustentável que está relacionada a preservação dos alimentos, seja no aspecto da naturalidade do preservante, como na redução de desperdício de alimentos através do prolongamento da vida útil dele. Por um lado, a indústria se beneficia por ter uma menor pegada de carbono devido a menor quantidade de perda dos produtos terminados, por outro lado o consumidor é favorecido por ter um produto mais natural e com maior disponibilidade para uso em sua casa.”, afirma Edson.
O movimento central da Kerry, como empresa B2B, se dá através de seu compromisso com a nutrição sustentável. Para isso, cocria com seus clientes através de tecnologias inovadoras, que são incorporadas em produtos alimentares comuns, substituindo ingredientes negativos, como o excesso de açúcar, sal e gorduras trans, por alternativas mais saudáveis e sustentáveis, sem comprometer o sabor e a qualidade. Desta forma, a empresa lidera este movimento que visa minimizar o impacto ambiental dos alimentos por meio da reformulação nutricional, e acredita que uma alimentação nutritiva, saborosa e acessível, que gere o menor impacto ao planeta, é fundamental para a saúde humana e do planeta.
Sobre a Kerry
A Kerry é líder mundial em nutrição sustentável para os mercados de alimentos, bebidas e farmacêuticos. São 30 anos de transformações e crescimento na América Latina em jornada de sucesso que continua a evoluir. Inovamos com nossos clientes para criar produtos de excelente sabor com nutrição e funcionalidade aprimoradas, ao mesmo tempo em que garantimos um melhor impacto para o planeta. Nossas principais percepções do consumidor, equipe global de RD&A de mais de 1.100 cientistas de alimentos e extensa presença global nos permitem resolver os desafios complexos de nossos clientes com soluções diferenciadas. Na Kerry, somos motivados a ser o parceiro mais valioso de nossos clientes, criando um mundo de nutrição sustentável e alcançaremos mais de dois bilhões de consumidores com soluções de nutrição sustentável até 2030. Para obter mais informações, visite link.