COMENTÁRIO DO CACAU – 04/11/2024.

O fechamento tecnicamente fraco na sexta-feira, contribuiu para a pressão vendedora nesta manhã.

Informações desencontradas sobre aumento de preço mínimo em Gana também está prejudicando o mercado.

Fontes indicam que produtores de cacau do Gana, o segundo maior produtor mundial, estariam acumulando grãos na expectativa por preços mais elevados (fontes da indústria informaram à Reuters), potencialmente espremendo ainda mais a oferta num mercado global que procura recuperar a desastrosa safra passada.

Embora não esteja clara a escala da estocagem no interior do país, uma dúzia de agricultores, compradores e funcionários do regulador estatal Cocobod confirmaram a prática, inclusive culpando a Cocobod pela situação.

Um agricultor do centro-sul de Gana que disse ter mais de 300 sacas, afirmou que só vai  vender o produto depois do Natal, esperando por aumento no preço, prometido pelo então vice-presidente Mahamudu Bawumia que concorre à presidência do país em 7 de dezembro. O mesmo, disse que seus comentários foram mal interpretados e que poderiam igualar o preço no caso de uma diferença significativa, para evitar contrabandos, porém,  acrescentou que não é o caso no momento. Ainda assim, muitos agricultores acreditam que um aumento de preços está a caminho.

O relatório do CFTC na sexta-feira mostrou que no período entre 22 e 29/10/24 os fundos venderam (reduziram) 2.576 ctrs e ficaram com posição líquida comprada de 31.799 ctrs.

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram