O município de Linhares, no Espírito Santo, poderá em breve receber oficialmente o título de Capital Estadual do Chocolate. A iniciativa partiu do deputado estadual Coronel Weliton (PRD), que propôs o Projeto de Lei (PL) 580/2024 com o objetivo de reforçar a importância de Linhares como polo de produção de cacau e chocolate. O projeto, que ainda será avaliado pelas comissões de Justiça, Turismo, Agricultura e Finanças, busca reconhecer o protagonismo da cidade na indústria do chocolate.
Linhares é responsável por mais de 69% da produção de cacau do Espírito Santo e abriga uma das maiores fábricas de chocolate da região, destacando-se como referência no setor. A proposta não só ressalta a importância econômica da produção cacaueira para o município como também visa impulsionar o desenvolvimento regional, gerando empregos e impactando positivamente a vida de muitas famílias.
Hoje, Linhares já possui o título de Capital Estadual do Cacau, concedido pela Lei 10.974/2019. Se aprovado, o novo projeto de lei adicionará o título de Capital do Chocolate ao Anexo I da mesma legislação, consolidando a posição de Linhares como centro de inovação e produção na indústria de chocolate do Espírito Santo.
Fonte: mercadodocacau
1 Comment
Aliás, cabe exaltar aqueles que contribuíram para o ingresso da cidade na SUDENE, sem o qual poucas indústrias sobreviveriam; mesmo considerando as condições de logística, topografia, recursos hídricos, etc…