Natal já é quase uma Páscoa para a Cacau Show

“O Natal já é quase uma Páscoa para a Cacau Show”, maior empresa chocolateira do Brasil. Foi o que disse Alexandre Costa, fundador e presidente da companhia em evento na terça-feira (12/11) para divulgar a nova linha de produtos natalinos e bastidores da companhia. O empresário disse que o faturamento com o feriado natalino deve ser 41,9% maior que o de 2023, impulsionado pela forte aposta na produção de panetones.

O Natal já representa 18% do faturamento da empresa, e a Páscoa responde por 21% do total.

Só para o feriado natalino, serão produzidos cerca de 12,5 milhões de panetones, sendo 10 milhões na fábrica em Itapevi, em São Paulo, e 2,5 milhões em Linhares, no Espírito Santo. No Natal do ano passado foram 10 milhões de unidades. Do total de vendas esperadas para o feriado, 50% são panetones, seguidos de chocolates, lembrancinhas e “presenteáveis’.

Costa disse que a partir de 2025, 100% da produção de panetones da Cacau Show será feita na segunda fábrica que foi reinaugurada há duas semanas após ser atingida por um incêndio de grandes proporções em novembro de 2023. Houve reconstrução de 50% da estrutura que foi queimada, o que demandou investimento de R$ 150 milhões. “É a fábrica de chocolate mais tecnológica da América do Sul. Pouca gente põe a mão, é tudo automatizado”.

Também no evento na terça-feira, Lilian Rodrigues, diretora de marketing da Cacau Show, observou que todas as matérias-primas dos chocolates tiveram alta no último ano, como o cacau, o leite, o líquor e a manteiga.

Segundo ela, apesar disso a empresa não repassou todo esse aumento ao consumidor final, por isso a margem de lucro da empresa diminuiu este ano, como Alexandre Costa havia previsto, em entrevista ao Valor em abril.

“O cacau é a matéria-prima mais importante e não mexemos em nenhuma formulação dos nossos produtos. Sem repassar os preços, temos sim uma margem menor para nossa indústria”, afirmou.

Na última semana, o cacau fechou a US$ 8.504 a tonelada na Bolsa de Nova York, com queda de 2%. A amêndoa tem preços relativamente estáveis, porém em patamares altíssimos. Há um ano, o cacau estava na casa dos US$ 4.000.

Diante dessa valorização, a estratégia da Cacau Show é ampliar a produção própria de cacau. “Existe um movimento de termos cada vez mais fazendas para irmos em busca da autossuficiência, porque ainda dependemos muito do preço do mercado”, disse, sem dar detalhes.

Hoje, a Cacau Show consome 15 mil toneladas de cacau por ano e 3% desse total é cultivado pela empresa em Linhares (ES). A empresa é a maior franqueadora do Brasil atualmente e vai inaugurar a loja número 4.700 neste mês de novembro, alcançando 532 só em 2024. Segundo Alexandre Costa, a expectativa é de que o faturamento da empresa vai crescer 30% neste ano.

Para o Natal, a empresa preparou 11 lançamentos com destaque para os produtos sabor pistache que seguem em alta. Outra aposta da chocolateira é o sabor limão siciliano e uma parceria com a Warner para o “panetone Harry Potter”.

Fonte: Globo Rural

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