Braço de investimentos privados do Grupo Banco Mundial torna-se acionista da empresa beneficiadora de cacau.
A Gencau, principal processadora brasileira de ingredientes de cacau, anunciou uma parceria estratégica com a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial e maior instituição global de investimentos privados em países em desenvolvimento. O acordo marca a entrada da IFC como acionista minoritário da empresa.
Fundada em 2020 por Ernesto Ary Neugebauer e Adriano Sartori Pedroso, a Gencau tem operações na Floresta Amazônica, Mata Atlântica do Sul da Bahia e interior de São Paulo. Um dos seus diferenciais é ser a única beneficiadora de cacau da Rodovia Transamazônica, no Estado do Pará, região consolidada como uma das maiores produtoras de cacau do Brasil. Especializada em transformar cacau em ingredientes saborosos e de alta qualidade para a indústria chocolateira, a empresa tem a sustentabilidade e inovação em seu DNA e vem se consolidando como referência, apesar de sua pouca idade.
Adriano Sartori Pedroso, fundador e CEO da empresa, comemorou o acordo como um marco em sua trajetória: “Estamos realizando essa parceria no momento certo, após termos ultrapassado uma das maiores crises globais. O fortalecimento da estrutura societária e aumento da governança, terão impactos no médio e longo prazo, especialmente em oportunidades e desafios para o crescimento e internacionalização. Esse é o resultado de anos de dedicação e transparência, analisados minuciosamente pela equipe de profissionais da IFC.”
Pedroso ainda comentou que a presença da IFC como acionista reafirma a credibilidade e compromisso com práticas de impacto positivo em nossos clientes e produtores, mas agora estendido para as comunidades e meio ambiente. “Com a chegada dessa respeitada instituição, a Gencau continuará investindo na qualidade e rastreabilidade do cacau brasileiro, além de capacitar produtores com práticas agrícolas regenerativas e fortalecer nossas iniciativas de impacto social e de preservação. Acreditamos que esta parceria trará novos horizontes para o mercado de cacau, unindo inovação, responsabilidade ambiental e impacto social em um momento crucial para o setor“ ele acrescenta.
A diligência realizada, com base nos Padrões de Sustentabilidade Socioambiental da IFC, reconhecidos como referência global no assunto, envolveu uma análise detalhada dos processos da Gencau, incluindo entrevistas com os executivos e sócios, questões financeiras, operacionais, ambientais e sociais. Esse rigor reafirma o potencial da Gencau como protagonista em um mercado global que exige cada vez mais transparência e responsabilidade.
“A IFC está entusiasmada por apoiar o crescimento da Gencau. Esta parceria contribuirá para fortalecer um modelo de negócios inovador e sustentável, além de oferecer um apoio fundamental a pequenos agricultores em regiões de maior vulnerabilidade,” comentou Manuel Reyes-Retana, Diretor Regional da IFC. “Além disso, ajudará a fortalecer práticas sustentáveis de agricultura e apoiar o reflorestamento na Amazônia e na Mata Atlântica, reforçando o compromisso da IFC de fomentar a adoção de melhores práticas para o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo do país. Estamos ansiosos para ver o impacto positivo deste projeto nas comunidades locais e no setor de cacau.”