Entre os itens que compõe a cesta, a ameixa seca registrou alta de 30,2%, o azeite subiu 27,2%, enquanto o peru cresceu 9,7% e as aves natalinas 6,7%
Em linha com a inflação domiciliar acumulada no período, que foi de 8,41%, de acordo com o IPCA do IBGE, a ceia de Natal deste ano teve um aumento médio de 8% em novembro na comparação com o ano anterior. É o que apontam dados da Scanntech, plataforma de soluções tecnológicas e referência em inteligência de dados para o varejo e a indústria de bens de consumo.
Entre os itens que compõem a cesta natalina, a ameixa seca, um clássico das sobremesas, registrou alta de 30,2%, enquanto o azeite, item indispensável em várias receitas, subiu 27,2%. Outros produtos como uvas (+ 17,7%), suco pronto (+ 15,1%), leite condensado (+12,8%) peru (+9,7%), refrigerantes (+9,5%) e aves natalinas (+6,7%) também apresentaram aumentos significativos.
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Segundo Priscila Ariani, CMO da Scanntech, os fatores que explicam esses aumentos vão desde questões climáticas, como secas e chuvas excessivas que afetaram as safras, até a alta do dólar, que impacta diretamente produtos de origem animal e commodities exportáveis. “O mercado externo se torna mais atrativo para os produtores, o que pressiona os preços no mercado local”, explic
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Analisando mais de 12 bilhões de tickets de forma automática e granular, em mais de 45 mil PDVs, a Scanntech aponta que itens como arroz e café – atuais “vilões do varejo” – obtiveram crescimento de vendas durante a Black Friday 2024: “a data coincidiu com o pagamento do 13º salário neste ano e ajudou os consumidores a anteciparem compras de itens básicos que também compõem a ceia, como arroz, creme de leite e outros insumos. Esse movimento pode enfraquecer as vendas desses produtos nas semanas que antecedem o Natal, mas não deve impactar os itens típicos da cesta sazonal”, afirma Priscila.
De acordo com a análise, no ano passado o faturamento da cesta natalina atingiu seu pico na terceira semana de dezembro, com 19,8% das vendas acontecendo nesse período. Logo, para este ano, apesar do aumento nos preços, a expectativa é que essa concentração se mantenha, com muitas famílias deixando para adquirir os itens principais nos últimos dias.
Sobre a Scanntech
Usada por 90% dos top varejistas do canal alimentar e por mais de 300 das maiores indústrias, a Scanntech segue revolucionando o modo de se usar informações de mercado. A companhia desenvolveu uma plataforma de inteligência granular, ágil e acionável, que permite a identificação das maiores oportunidades, alavancando os resultados do varejo, da indústria e dos distribuidores e aproximando os parceiros comerciais. Ao todo, analisa dados de mais de R$ 763 bilhões do faturamento do varejo brasileiro por meio de uma base robusta e granular de mais de 45 mil PDVs automaticamente, sem manipulação humana, para oferta de insights.