A Associação da Aliança dos Produtores de Cacau da África (COFAAA) reafirmou seu compromisso com a promoção da justiça econômica e o fortalecimento das comunidades produtoras de cacau no continente africano. Em declaração recente durante o primeiro webinar global da instituição, o presidente e coordenador global da COFAAA, camarada Adeola Adegoke, destacou a urgência de reverter práticas exploratórias e de ampliar a voz dos produtores africanos no mercado global de chocolate.
Adegoke criticou o fato de que, embora a indústria mundial de chocolate movimente mais de US$ 120 bilhões por ano, os benefícios econômicos permanecem desproporcionalmente distribuídos, deixando os produtores africanos vulneráveis à pobreza, preços voláteis e práticas comerciais injustas.
A COFAAA propõe uma mudança de paradigma que passa por:
-
Ampliação da voz dos produtores de cacau na formulação de políticas.
-
Incentivo a inovações sustentáveis que melhorem a produtividade e o bem-estar nas comunidades rurais.
-
Colaboração com instituições globais, parceiros e governos dos países de origem do cacau.
A associação defende ainda o aumento da participação africana na produção e no processamento local de cacau. A meta é atingir cerca de 4 milhões de toneladas métricas, o que representaria 90% da produção global da commodity. Para isso, aposta em técnicas como intensificação agroflorestal, manejo climático inteligente, rastreamento da cadeia produtiva e formação de jovens.
Com foco na sustentabilidade e na equidade, a COFAAA acredita que um novo modelo de produção de cacau pode surgir, beneficiando tanto os agricultores quanto o mercado global, com produtos de maior qualidade e impacto social positivo
Fonte: mercadodocacau com informações tribuneonlineng
1 Comment
IMPRESSIONANTE, SERÁ UMA FANTASIA ?
NINGUÉM FALOU EM APORTAR RECURSOS, QUEREM É CACAU DE BAIXO CUSTO…CONVERSA FIADA PARA IMPRESSIONAR OSINOCENTES!