Escultura simbolizará participação Brasil, no ano em que será o país de honra de um dos principais eventos mundiais do setor
O Brasil será um dos grandes destaques do Salon du Chocolat de Paris 2025, considerado um dos maiores eventos de chocolate e cacau do mundo. O país de honra da edição deste ano apresentará no centro do pavilhão principal a obra “Guardiões da Floresta”, criada pelos artistas chocolatiers Léo Vilella e Tati Benazzi. A escultura, feita inteiramente com mais de 300kg de chocolate, presta homenagem à biodiversidade amazônica e aos povos que protegem as florestas brasileiras e a COP que será realizada no Pará. A obra ficará em exposição durante o Salon, que vai decorrer de 29 de outubro a 2 de novembro, na capital francesa.
“A obra representa um elo simbólico entre uma figura indígena, a onça-pintada e fruto do cacaueiro. Queremos refletir a harmonia entre humanidade, cultura e natureza, especialmente através da história do cacau. A onça-pintada é um dos animais mais poderosos e emblemáticos da Amazônia e está profundamente ligada à sabedoria e à espiritualidade dos povos indígenas. Ao reuni-la à figura humana e ao cacau, celebramos a biodiversidade e o patrimônio cultural brasileiro, mas também lançamos um olhar de respeito e preservação sobre a floresta”, explica Léo Vilella.
A presença brasileira na 30ª edição do Salon du Chocolat também será marcada por uma participação recorde, com quase 50 marcas nacionais representando o país num espaço de 200 metros quadrados, o maior stand já montado pelo Brasil em 15 anos de participação. O espaço Cacau do Brasil, em parceria com o Brasil Origem Week e Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) e Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), reunirá produtores, chocolateiros e empreendedores, principalmente da Bahia e do Pará, as duas principais regiões produtoras de cacau do país. A missão brasileira em Paris também promoverá uma rodada Internacional de negócios na Embaixada do Brasil na França.
“O Brasil chega ao Salon du Chocolat com uma presença forte, criativa e valorizando suas origens. Mais do que apresentar chocolates de sabores únicos, vamos mostrar as histórias de quem produz, a riqueza da biodiversidade o potencial do cacau como vetor de um desenvolvimento sustentável”, destaca Marco Lessa, CEO da MVU, empresa responsável pela missão, e chefe da delegação que representa o Brasil em Paris há 15 anos.
Dentro do stand brasileiro, o público poderá visitar uma edição especial do Brasil Origem Week, com degustações e amostras que evidenciam a variedade e a qualidade de produtos de origem brasileira. O espaço também incluirá uma curadoria de produtos que representam diferentes biomas e expressões culturais do país, reforçando o papel do Brasil como protagonista global na nova economia. Em 2024, a edição francesa do BOW foi um sucesso absoluto, com todos os produtos esgotados durante o evento e muitas conexões para negócios futuros.
“O sucesso da edição passada do Brasil Origem Week em Paris consolidou o evento como uma plataforma internacional de valorização do que o Brasil tem de melhor. Levar o nosso conceito ao Salon du Chocolat e a instituições como a Embaixada do Brasil demonstrou o interesse global pela nossa gastronomia, pela sustentabilidade e pela inovação dos pequenos produtores. É esse diálogo entre tradição e futuro que queremos continuar a promover”, afirma Marco Lessa, idealizador do Brasil Origem Week.
SOBRE MARCO LESSA
Empreendedor, empresário e sonhador, Marco Lessa nasceu em Guanambi, no sertão da Bahia e encontrou o seu propósito em Ilhéus. A memória do aroma do puro chocolate vindo da torra de amêndoas de cacau; ter produzido a novela “Renascer”, da TV Globo; conhecer a realidade dos produtores locais e acreditar no potencial de desenvolvimento econômico e social do Sul da Bahia, moldaram o seu coração em forma de cacau e despertaram o desejo de transformar vidas. Na Bahia e no Brasil.
Marco construiu e consolidou a sua carreira de publicitário, promotor de eventos e incentivador do turismo em Ilhéus, quando decidiu implementar um ousado projeto para resgatar a força histórica da mais importante região produtora de cacau do Brasil. Foi assim que em 2009 surgiu o Chocolat Festival, que se transformou no maior e mais relevante evento de chocolate e cacau da América Latina, além de ações que já chegaram à França, Holanda, Bélgica e Portugal. Hoje, ele é CEO do Grupo M21, uma organização privada brasileira multiplataforma que atua nos mercados de eventos, comunicação, chocolate e tecnologia.