Os benefícios do chocolate para a saúde

 

Você ama chocolate? E quem não ama?… não podemos viver sem ele. Apesar de saber das calorias que ele possui e das espinhas que ele pode provocar, definitivamente não vivemos sem ele, nem que seja um simples pedacinho por dia!

 

Realmente, é verdade, não podemos comer demais, mas saiba que ele não é esse bicho papão que muitos pregam. Se você se controlar nas porções diárias de chocolate ele pode ser um aliado à boa saúde. Confira os benefícios do maravilhoso chocolate à nossa saúde!

 

INTESTINO

O chocolate possui substâncias antioxidantes, que ajudam a proteger o nosso intestino. Evitando uma série de problemas intestinais, dentre eles o câncer de cólon. De acordo com um estudo desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Nutrição Alimentar, na Espanha, os polifenois e os flavonoides, substâncias antioxidantes, presentes no chocolate, protegem a mucosa intestinal e dificultam a multiplicação de células cancerígenas na região. Outra pesquisa desenvolvida nos EUA, pelo Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil de Oakland, concluiu que os flavonoides ligam-se a uma proteína que regula a secreção de fluidos no intestino delgado, o que ajuda no tratamento de diarreias.

 

CÉREBRO

Pesquisadores da Universidade de Áquila, na Itália, decobriram que os derivados do cacau podem melhorar a cognição, ou seja, percepção, juízo, linguagem, imaginação e principalmente a memória em idosos. Descobriram também que os riscos de AVC podem ser reduzidos. A substância responsável por esses benefícios é o flavonoide, um antioxidante poderoso, presente no chocolate.

 

 

METABOLISMO

Apesar de ser um alimento calórico, o chocolate pode ajudar a regular o metabolismo e contribuir com o emagrecimento devido as suas “calorias neutras”, que em pequenas quantidades regulam as funções metabólicas. Mas, logicamente, deve ser consumido em quantidades moderadas e de preferência a versão amarga do chocolate. Outro estudo feito na Universidade de Áquila descobriu que o fruto contribui também deixando o metabolismo mais sensível à insulina, reduzindo, desta forma, o risco de diabetes.

 

CORAÇÃO

Por ter ação antioxidante, o chocolate beneficia também o coração, reduzindo o colesterol ruim (LDL). Dentre os vários estudos, um deles, feito por pesquisadores australianos, analisou cerca de 2013 voluntários, ao longo de dez anos e provou que o consumo diário de chocolate amargo pode reduzir as chances de doenças cardiovasculares em até 80%.

 

 

MENTE

O chocolate contém uma substância precursora da serotonina, triptofano, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Por isso é tão popular, pois além de gostoso nos faz sentir melhor. O fruto conta também com a feniletilamina, que eleva os níveis de dopamina dando a sensação de prazer, atuando como estimulante, além da cafeína que é um excitante do sistema nervos central.

 

Além de todos os benefícios que o chocolate nos proporciona ele nos fornece também: minerais (potássio, cloro, fósforo, cálcio, sódio, magnésio, ferro, cobre e zinco)e vitaminas (A, B1, B2, B3 e E, só não contém as vitaminas C e D).

 

Vale lembrar que os tipos mais indicados para usufruirmos destes benefícios todos do chocolate são as versões amargas e meio amargas. A porção diária deve ser de no máximo 30 gramas ao dia e no máximo três vezes por semana. Fonte: Revista Veja

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *