Faltando pouco menos de um mês para a Páscoa – que acontece no início de abril (dia 5) –, a procura pelos ovos de chocolate ainda estão tímidas. Para mudar este cenário e atrair os compradores, microempresários e grandes fabricantes industriais investem na criatividade, que vai de ovos com recheios de frutas tropicais a ovos personalizados com frases a gosto do cliente.
É preciso ter jogo de cintura para driblar prejuízos da crise econômica que afeta todo o país para não deixar pesar tanto no bolso do consumidor. Produzindo chocolate no Pelourinho há 23 anos, a microempresária Rita Brandão comprou a matéria-prima para produção antes mesmo do Carnaval e, ainda assim, achou o valor salgado.
“O chocolate todo dia aumenta de preço. Está caríssimo, em torno de 15% mais caro que no ano passado. Chega essa época eles aumentam um pouco mais, por conta da demanda. E como a gente é uma empresa pequena, nesse mundo das grandes fábricas, comprei antes do carnaval, para que o produto não saísse caro para o consumidor”, revelou Rita Brandão, dona da Chocolates Marrom Marfim.
Atendendo quase sempre a encomendas especiais, a empresa dispensa o chocolate hidrogenado e fracionado, para produzir com chocolate puro.
“É este o nosso diferencial: chocolate de qualidade. A mesma trufa que o cliente experimenta, ele vai poder degustar em forma de ovo de Páscoa, porque o gosto é o mesmo. O que o povo pede sempre é o ovo com recheio de brigadeiro, que é o nosso carro chefe e todo mundo gosta. Mas vários outros estão na lista de mais desejados como trufa, castanha do Pará, e um bastante diferente, que é o ovo de chocolate com recheio de cupuaçu”, contou Brandão. O quilo do ovo de chocolate sai por R$ 68. Já os recheados podem chegar a R$ 120, a depender do recheio.
Também com fabricação própria, a Perini começou com a produção de ovos de chocolate esta semana. Confeccionados de maneira totalmente artesanal, sem conservantes e sem adição de gordura vegetal, a matéria-prima é o chocolate belga – que derrete na boca –, em conjunto com pasta de cacau, açúcar e manteiga.
A empresa está com uma aposta diferente este ano. “A grande novidade é um chocolate diet que trazemos da Bélgica, podemos quase dizer que está mais gostoso que o tradicional. Temos também a variedade de ovos recheados, trufas, prestígios e bombons”, revelou o gerente de produção Albert Vernedas.
Mesmo com a crise econômica que afetou diversos setores no Brasil e no mundo, a expectativa da Perini é um aumento nas vendas. “Este ano esperamos ter um pequeno incremento, mas nem tanto assim, porque o mercado está um pouco parado. Porém estamos sob uma perspectiva de que podemos aumentar entre 5 a 10%, seguramente. No total, nós esperamos chegar a uma produção de 15 a 20 mil ovos. Esperamos, em quilos, poder fabricar aproximadamente 400 quilos a mais que o ano passado”, disse Vernedas. Fonte: IG