Assistência técnica do Senar será ampliada

Para ajudar a sanar a lacuna existente no Brasil na área de assistência técnica e extensão rural – onde apenas 9,3% dos produtores rurais recebem visitas regularmente, segundo dados do Censo Agropecuário de 2006, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) criou o Programa de Assistência Técnica e Gerencial com Meritocracia, em 2014. 

Segundo Daniel Carrara, Secretário Executivo do Senar, do total de estabelecimentos rurais existentes no Brasil, apenas 300 mil são responsáveis por 80% das divisas do setor. Dois milhões de propriedades das classes C, D e E têm condições de participar do processo produtivo, mas para isso precisam de orientação técnica e de qualificação. 

"Oferecer assistência técnica é um sonho antigo da entidade. Temos que continuar fazendo tudo que já fizemos nesses 23 anos, mas também investir na formação dos jovens para que eles permaneçam na atividade. O segredo é sucessão. Não tem outra forma de ajudar esses dois milhões a se aproximarem dos 300 mil" afirma Carrara. 

 

Ao longo de 2014, foram realizados seis cursos preparatórios de Gestão Técnica e Econômica de propriedades rurais, com ênfase em projetos de Ater – Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) 2014, totalizando 209 instrutores de 25 estados qualificados. Esses profissionais são os responsáveis pela capacitação dos técnicos de campo na metodologia de assistência técnica nas suas regionais, com o curso de Assistente de Planejamento e Controle de Produção, do Pronatec do Senar. As nove apostilas que serão utilizadas nos treinamentos (Metodologia, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Agricultura Orgânica, Horticultura, Bovinocultura de Leite, Fruticultura, Ovinocaprinocultura, Bovinocultura de Corte e Cereais) também foram finalizadas e passam a compor a formação a partir deste ano. 

 

Em 2015, o programa estará presente em 18 regionais do Senar, atenderá 32 mil produtores rurais e vai capacitar 1,6 mil técnicos de campo. Além disso, será iniciada a execução das chamadas públicas para a prestação de assistência técnica em pecuária leiteira e no semiárido, realizadas pelo Ministério da Agricultura. A parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para a ampliação do programa de assistência técnica nos estados, também deverá ser intensificada. 

 

"Estamos trabalhando para a formação de uma rede nacional de assistência técnica do Senar. Vamos formar um grupo de instrutores ‘de elite’ que vai multiplicar nossa metodologia. Também implantaremos uma tutoria de ensino para dar suporte a instrutores e técnicos. A ideia é garantir a qualidade dos cursos de multiplicação da metodologia nas regionais", destaca o coordenador de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Matheus Ferreira Pinto da Silva. Fonte: Folha web

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *