A chegada da época de chuvas, acompanhada por períodos ensolarados, reanimou os fazendeiros na maioria das regiões produtoras de Costa do Marfim, depois de terem sofrido as agruras dos ventos fortes de um Harmattan intenso e da severa estiagem nos últimos meses, reportou a Reuters.
Condições climáticas desfavoráveis haviam levado a perspectivas de uma safra temporã atrasada e pequena em relação ao ano passado, mas um meteorologista local predisse que chuvas abundantes começariam a cair em abril sobre as regiões costeiras e todo sul do país.
Produtores da região oriental de Abengourou, próxima a Gana, conhecida pela alta qualidade do seu cacau, reportaram chuvas pela segunda semana consecutiva e as principais regiões no oeste e centro-oeste também receberam algumas chuvas nas últimas duas semanas.
Na opinião de produtores e analistas ouvidos pela Reuters, se as chuvas continuarem nos próximos meses, a quebra prevista da mid crop ainda poderá ser pelo menos parcialmente compensada pelo aumento da produção nos seus meses finais em agosto e setembro. Informações TH