Ceplac emite Nota Técnica sobre o prolongado período de estiagem e seus efeitos

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – Ceplac, através da Superintendência de Desenvolvimento da Região Cacaueira no Estado da Bahia – Sueba e da Divisão do Centro de Pesquisas do Cacau – Cepec elaborou uma Nota Técnica em Ocorrência de período seco prolongado na Região Cacaueira da Bahia e seus efeitos sobre a economia, os recursos hídricos e a sociedade.

De acordo com a Nota o “prolongado período seco ocorrido na Região cacaueira da Bahia nos anos de 2015/2016 vem causando graves consequências sobre a economia regional, reduzindo a renda do agronegócio, diminuindo o número de empregos e afetando de maneira expressiva o abastecimento de água em vários municípios.”

As abordagens dos impactos do fenômeno El Niño sobre a região foram realizadas por território e diz que “houve uma redução de 18% a 96% na precipitação pluviométrica média mensal destes municípios, quando comparada a média do período 1990-2015 do posto meteorológico do Cepec, em Ilhéus. Verifica-se que a situação foi mais crítica nos municípios de Ipiaú e Camacan. O período de junho a agosto esteve mais próximo da média histórica, enquanto os meses de janeiro a maio foram menos chuvosos e os de setembro a dezembro, bastante secos”, diz a Nota.

A Nota também aponta a Orografia da Região Cacaueira e o efeito El Niño; Disponibilidade de água nos mananciais hídricos; Qualidade da água disponibilizada para a população; Efeito dos fatores climáticos sobre a safra de cacau 2015/2016; Efeitos dos fatores climáticos sobre a safra de cacau 2016/2017 entre outros.

Confira a NOTA completa AQUI 

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *