No próximo dia 29 deste mês, a Ceplac entrega ao segmento agrícola da Bahia mais 34 jovens capacitados no “Curso de Jovem Empreendedor Rural”, visando à sucessão rural no campo. A formação desses filhos de agricultores renova as esperanças do setor, considerando que a ação contribui para redução do êxodo rural, que impacta negativamente a agricultura brasileira. O Curso está sendo realizado em Ipiaú, e, dos 34 formandos, 22 são homens e 12 mulheres, oriundos de 14 municípios da área de atuação da Ceplac, no Território do Médio de Rio Contas, com idade entre 18 e 29 anos. Com a conclusão desta, que é a 12ª turma, só no Sul da Bahia a Ceplac totaliza mais de 470 jovens agricultores capacitados.
Segundo Sérgio Murilo, diretor da Ceplac, um dos maiores desafios para a agricultura é manter o jovem no campo, assegurando-lhe oportunidades, já que os centros urbanos representam maiores expectativas de empregos. “Mas, se preparado, o jovem poderá criar oportunidades no campo e gerar renda significativa” afirmou. Ele observa ainda que é recente a atenção às políticas e ações específicas para os jovens.
Neste contexto, e em sintonia com as demandas no campo, o Centro de Extensão Rural da Ceplac tem atuado visando o fortalecimento da agricultura, com especial atenção à questão da sucessão rural, procurando desestimular o movimento migratório para os centros urbanos a partir de ações que favorecem a permanência do jovem na propriedade, com trabalho, renda e cidadania. Para tanto, tem incentivado a constituição de empreendimentos produtivos por jovens rurais e a atuação direta destes no processo de organização das comunidades rurais.
São vários os objetivos do Curso promovido pela Ceplac para filhos de agricultores. Os principais são: a sua potencialização produtiva tornando-os “jovens empreendedores rurais”, com ações de formação combinadas com assistência técnica; o favorecimento para desenvolver projetos produtivos e proporcionar a geração de emprego e renda, garantindo sua permanência no campo e contribuir assim, com o processo de sucessão rural. Outro objetivo do curso é proporcionar acesso ao crédito rural junto às instituição financeiras, assim como contribuir com a organização da comunidade rural e de seus organismos coletivos ampliando o acesso aos programas e políticas públicas para a agricultura.
O Curso associa teoria e prática, discutindo temas como: políticas públicas no contexto do desenvolvimento rural sustentável; modernização da cacauicultura, diversificação agrícola (fruticultura, bovinocultura, associativismo e cooperativismo; compostagem orgânica; gestão sustentável da produção verticalização da produção; legislação ambiental, dentre outros, além de proporcionar intercâmbio de experiências com visitas técnicas ou painéis com convidados de várias áreas ligadas ao setor agrícola e a participação de jovens de outras turmas dando depoimento da importância desse Curso em suas vidas, detalhando a atividade exitosa que desenvolve.
Os participantes do curso “Jovem Empreendedor Rural” são selecionados pela equipe de técnicos da Extensão Rural da Ceplac e das Secretarias de Agricultura dos Municípios, que acompanham todo o processo de desenvolvimento dos alunos durante e pós – curso, garantindo a continuidade de assistência técnica às propriedades, inclusive para que tenham o acesso ao Pronaf Jovem. Fonte: Ceplac