Como parte do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), na execução de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), entre outras ações, a Ceplac que acumula experiência há 52 anos em ATER, poderá fortalecer ainda mais, este setor. Para tanto, técnicos da Ceplac e da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo do MAPA estiveram reunidos de 13 a 16 de junho, em Ilhéus/Bahia. Com esta expectativa, os temas em pauta serão referentes às ações conjuntas para o benefício de agricultores nos estados onde a instituição atua.
O Diretor da Ceplac, Sergio Murilo ressaltou o papel fundamental da Secretaria de Mobilidade do MAPA, considerando sua função de coordenadora e fomentadora de programas, projetos e ações de ATER no Brasil. “Como entidade executora, a Ceplac poderá interagir de forma que a convergência de ações resulte em fortalecimento e a ampliação do setor”, Afirmou Sergio Murilo.
A Ceplac tem a atribuição de promover a integração das atividades de geração, difusão e transferência de tecnologias para sustentação agroeconômica das regiões produtoras de cacau. Ela mantém articulações com órgãos e entidades públicas e privadas, assegurando a interação e cooperação para o desenvolvimento da cacauicultura, entre outras ações autossustentáveis de interesse regional.
O seu trabalho é realizado por meio de suas superintendências regionais, as quais possuem seus escritórios regionais e locais para melhor difusão de tecnologias desenvolvidas em seus Centros de Pesquisa e Extensão Rural que repassam conhecimentos técnicos aos produtores. A Ceplac atua nas regiões produtoras de cacau nos Estados do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Rondônia. Seu quadro funcional conta com mais de 200 profissionais de campo, promovendo o atendimento a 60 mil agricultores em propriedades espalhadas por mais de 500 municípios nos estados de sua atuação.
A reunião a ser realizada na Superintendência de Desenvolvimento da Região Cacaueira no Estado da Bahia será presidida pelo diretor da Ceplac Sérgio Murilo e o Coordenador Geral de Assistência Técnica e Extensão Rural do Departamento de Integração e Mobilidade Social da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo do MAPA. Participarão 20 técnicos e especialistas da Secretaria de Mobilidade Social do MAPA e da Ceplac que terá representação com profissionais de todos os estados de sua atuação. Fonte: Ascom