É impressionante o que uma barrinha de chocolate faz por nós. Ela tem o poder de nos tirar de um estado de tristeza ou nervosismo e levar a um estado de bom humor
É realmente muito difícil resistir ao chocolate. Mas, muito mais do que saboroso, ele pode ser um bom aliado da nossa saúde. Você já deve ter ouvido essa ótima notícia, mas vamos relembrar os fatos.
A opção mais saudável é o chocolate amargo, que tem pelo menos 50% cacau em sua composição e tem bem menos açúcar do que a versão ao leite. Quanto mais cacau tiver no chocolate amargo, menor a quantidade de açúcar nele e maior a de antioxidantes. O alimento também é fonte de magnésio, cobre, ferro e manganês. Potássio, zinco e selênio também estão presentes, porém em menores quantidades. Por essa razão, seu consumo diário é indicado. Mas, é claro, não é para exagerar! O recomendado é, no máximo, 50 gramas diárias.
Os benefícios são inúmeros! Veja abaixo a lista e delicie-se com a guloseima.
Aumento do metabolismo
O chocolate amargo aumenta a quantidade de calorias que o organismo utiliza para realizar suas atividades diárias (isso quer dizer que ele queima gordura). Além disso, o alimento tem o poder de retardar a digestão.
Proteção contra infarto
Um estudo feito na Suécia mostrou que o consumo de chocolate amargo, duas vezes por semana, resultou em uma chance 66% menor de morte por doenças ligadas ao coração, como o infarto.
Redução do apetite
O chocolate amargo dá a sensação de saciedade, já que, como citado acima, retarda a digestão. Além disso, os flavonoides presentes nele colaboram para a diminuição da resistência à insulina, o que impede sentir fome, logo após o consumo de açúcar.
Melhoria dos níveis de colesterol
Estudos mostram que o consumo de chocolate com alto teor de cacau pode aumentar as taxas de HDL (bom colesterol) e reduzir os níveis de LDL.
Controle da pressão
O chocolate amargo é rico nas substâncias catequinas e procianidinas, antioxidantes responsáveis por inibir uma enzima que eleva a pressão sanguínea. Isso faz com que o alimento ajude a controlar a pressão arterial.
Estabilização da glicose no sangue
Ao consumir regularmente o produto, ele controla os níveis de glicose no sangue. Isso ajuda a evitar uma liberação excessiva de insulina, hormônio que tem ligação com inflamações e acúmulo de gordura abdominal.
Rico em antioxidantes
O chocolate amargo é um dos alimentos com maior potencial antioxidante. Inclusive, o cacau contém mais antioxidantes que o açaí e o mirtilo.
Aumento da sensação de bem estar
O chocolate amargo libera substâncias que aumentam a sensação de bem estar. A endorfina reduz o estresse, a serotonina é um potente antidepressivo e a anandamida é conhecida como “substância da felicidade”, por possuir propriedades ansiolíticas, antidepressivas e analgésicas.
Nada como aliar sabor a benefícios para saúde. Por isso, pode inserir um tablete de chocolate amargo na sua dieta alimentar, sem culpa! Fonte: Diario do Litoral