Iniciativa da Associação dos Pequenos Produtores do Vale do Limoeiro e Adjacências receberá aporte financeiro e de gestão da instituição
O projeto Adubo Sustentável, desenvolvido pela Associação dos Pequenos Produtores do Vale do Limoeiro e Adjacências (APPVL), é uma das seis iniciativas que receberão apoio financeiro e de gestão da Fundação Cargill em 2017. A proposta é aumentar a produtividades dos associados, que cultivam hortaliças, frutas frescas, cristalizadas e polpas direcionadas para o fortalecimento de merenda escolar e presídios.
Selecionado via edital, lançado anualmente pela instituição, o projeto consiste no fornecimento de resíduos orgânicos gerados no refeitório e de cinzas da caldeira da fábrica da Cargill de Ilhéus para serem processados e distribuídos para os integrantes a APPVL utilizarem na fertilização e fortalecimento da terra. Com o projeto, cerca de 220 pessoas serão beneficiadas.
“Buscamos selecionar projetos com impacto transformador na área de alimentação e com potencial para serem replicados em outras localidades e instituições”, explica Valéria Militelli, presidente da Fundação Cargill.
O edital 2017 recebeu inscrições de 120 projetos de 14 estados brasileiros com iniciativas voltadas à transformação social e geração de valor na cadeia da alimentação. Para a seleção dos projetos foram consideradas questões como o planejamento e gestão, o impacto e a relevância do projeto, seu poder de transformação, seu potencial de inovação e sustentabilidade, além de alinhamento entre o propósito do projeto e a missão da Fundação Cargill, que se traduz em promover a alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, do campo ao consumidor.
A Fundação Cargill em Ilhéus
Com o objetivo de melhorar a produtividade e rentabilidade dos produtores rurais de Ilhéus, Coaraci, Ibirapitanga e Ubatã (Bahia), a Fundação Cargill apoiou o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), para oferecer formações, palestras, assistência técnica e ainda difundir novas tecnologias, fortalecendo a cadeia produtiva do cacau, promovendo o desenvolvimento econômico e social das famílias do campo. No total, 80 produtores e trabalhadores rurais foram beneficiados.
Sobre a Fundação Cargill
Há mais de 40 anos, a Fundação Cargill tem sido um agente transformador nas comunidades e causas em que atua. Seu foco de atuação está voltado à promoção da alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, com iniciativas que vão desde o campo até o consumidor final. Em 2016, a Fundação Cargill desenvolveu e apoiou 40 projetos em 52 municípios, além de participar de 38 comitês de voluntariado. Com a ajuda de 625 voluntários, a instituição beneficiou 34.054 pessoas. Mais informações: www.alimentacaoemfoco.com.br.