A Ceplac realizará no dia 4 de abril próximo, no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau, o II Workshop sobre Mecanização da Cacauicultura que será composto de três mesas redondas com sete palestras e uma atividade prática com o objetivo de difundir informações sobre as tecnologias de mecanização disponíveis e aplicáveis à cacuicultura, além de identificar demandas para a realização de pesquisas para geração e adaptação de novas tecnologias.
Na primeira Mesa Redonda serão apresentadas as palestras “Mecanização de cultivos perenes: onde estamos e para onde vamos”, com Fábio Moreira e Silva, da UFLA/MG, “Mecanização do cultivo do cacaueiro: o estado da arte”, com José Basílio Vieira Leite, da Ceplac/Cepec/BA, e “Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento do Estado da Bahia”, com José Vivaldo Mendonça, Secretário de C&T e I do Estado da Bahia.
A segunda Mesa Redonda apresentará o Estudo de Caso I – “Pequenas máquinas no cultivo do cacaueiro”, com Newton Hiroshi Isozaki, Casa do Japonês/BA, a palestra “Limpeza de área e preparo de solo para cultivo mecanizado”, com Silvino Kruschewsky Neto, das fazendas Ouro Verde/Santa Luzia e Capela Velha, em Uruçuca, e Estudo de Caso II – “Máquinas móvel de quebra de cacau”, com José Carlos Pompermamier, da Mecal Engenharia/ES.
Na terceira Mesa Redonda serão apresentadas a palestra “Mecanização no preparo de solo e plantio do cacaueiro e Poda mecânica do cacaueiro” e a Atividade Prática: “Demonstração de plantio de cacaueiro e quebra de cacau mecanizados”, feitas por José Eustáquio Soier, Mundo Novo/Aliança-MG.
O evento contará com as presenças do diretor da Ceplac Juvenal Maynart, do Superintendente Regional Antonio Zugaib e do diretor de Pesquisa e Extensão da instituição Raul Valle.
O diretor do Centro de Pesquisas do Cacau, José Marques Pereira, afirma que a busca pela mecanização de fases do cultivo do cacau pode suprir carência de mão-de-obra e reduzir custo de produção do cacau.