Amargo, meio amargo, ao leite e branco. Quem não adora um bom chocolate? A guloseima é rica em alcaloides, como a teobromina e a cafeína (que são estimulantes) e a feniletilamina – substância também produzida pelos nossos neurônios e que, ao ser ingerida, ativa a liberação de dopamina no cérebro, gerando a sensação de felicidade. Apesar de ser conhecido como “o vilão das dietas”, quando consumido em pequenas quantidades e de forma correta, o chocolate traz uma série de benefícios para a saúde, principalmente se tiver um teor alto de cacau em sua composição. De acordo com estudos realizados pela Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, o chocolate pode auxiliar no combate ao câncer de intestino. Isso acontece porque algumas moléculas presentes no cacau são ricas em antioxidantes que protegem as células dos tumores degenerativos. A nutricionista funcional e desportiva, Camila Oliveira, listou alguns dos benefícios do chocolate.
1- Previne o envelhecimento precoce.
O cacau é rico em polifenóis, compostos bioativos poderosos, ricos em antioxidantes que podem ser comparados ao chá verde, mas para isso, é necessário escolher chocolates com altas porcentagens de cacau, pois tendem a ter mais compostos ativos, além de ter menos gordura e açúcar.
2- É um ótimo anti-inflamatório.
Algumas doenças são desencadeadas por inflamações crônicas, como Diabetes e Alzheimer. O cacau presente no chocolate é rico em uma substância capaz de agir diretamente contra os radicais livres, os chamados flavonóides, que estão presentes também na uva, no alho, na cebola e no vinho.
3- Serve como pré-treino.
Antes de se jogar nos chocolates, vale lembrar que um pequeno tablete já é o suficiente para aumentar a energia e a disposição para praticar exercícios, mas lembre-se que a barrinha não substitui uma refeição antes de treinar.
4- Previne doenças cardiovasculares e AVC.
Consumir chocolate amargo melhora o fluxo sanguíneo evitando a coagulação do sangue. E por suas propriedades antioxidantes mantém as veias limpas, melhorando a irrigação sanguínea no corpo.
5- Reduz o estresse e alivia dores.
Como o chocolate é rico em substâncias que aumentam a sensação de bem-estar, deixando aquela sensação de leveza e reduzem os níveis de irritabilidade. Alguns estudos sugerem que a substância age como um analgésico natural, aliviando pequenas dores pelo corpo.
“Mesmo com todos esses benefícios, é importante lembrar que não vale abusar da quantidade. Opte por tabletes com pelo menos 70% de cacau. E na hora de escolher seu chocolate, certifique-se que o primeiro ingrediente listado na sua composição seja o cacau ou a massa de cacau e que o último ingrediente seja o açúcar. Atualmente, já existem as versões sem açúcar, adoçados com xylitol, açúcar de coco, demerara ou orgânico”, explica a nutricionista. Já de acordo com Felipe Félix Marconi, proprietário da Mãe Natureza, loja especializada em produtos naturais, a procura por doces e chocolates mais saudáveis teve um aumento significativo nos últimos meses. “Temos opções saudáveis para todos os gostos. Na loja temos alternativas sem leite, sem açúcar, sem glúten e sem soja. A intenção é que ninguém deixe de comer chocolate”, ressalta. Fonte: http://netcult.com.br