Com a proposta de criar mecanismos que incentivem a conservação dos recursos hídricos, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, via Departamento de Agricultura, está em fase de implantação de um programa intitulado “Produtor de Água”. O objetivo é implementar ações para conservação das nascentes através de um trabalho realizado com os agricultores familiares do município.
Para isso, foi contratado o serviço do engenheiro agrônomo Volnei de Souza, que é especialista em Biologia Florestal. Ele prestará um trabalho de assessoria para realização deste projeto piloto. A ideia, de acordo com Volnei, parte do Programa de Pagamentos de Serviços Ambientais – mecanismo financeiro que contribui para mitigação e adaptação das mudanças climáticas, através de um processo de gestão qualificada dos recursos naturais.
“A intenção do programa Produtor de Água é incentivar e, ao mesmo tempo, qualificar os agricultores familiares para serem os gestores do próprio espaço, em especial da nossa bacia hidrográfica”, explica o engenheiro.
O diretor de Agricultura, Erlon Botelho, ressalta que, além dos benefícios ambientais, esta ação permitirá reconectar o homem do campo ao meio ambiente, através da conscientização ambiental.
Erlon lembra que Itabuna tem cerca de 1.500 famílias vivendo no campo. “Este é um dado muito positivo. Temos uma população significativa no campo e precisamos unir esforços com quem vive em contato direto com as nossas nascentes”.
Fonte: Ascom