O verão está chegando e muita gente já começa a se preparar para estar com o corpo em dia na época mais quente do ano. Está aberta a temporada das dietas restritivas, um sofrimento para os viciados em chocolate que não conseguem abrir mão do derivado do cacau. Para este grupo, uma dica de especialista: “O que vai fazer alguém engordar é o consumo exagerado, acima da quantidade recomendada”, explica o nutricionista esportivo e clínico, Antônio Júnior, que considera um sacrifício desnecessário cortar completamente o doce.
Ele pondera que é importante ter hábitos saudáveis e fazer atividade física regularmente. Se há um bom gasto calórico e o paciente está em déficit de calorias, ele pode comer uma porção do doce sem culpa. Para que não haja excessos, o recomendado é não ultrapassar os 30g diários.
Em relação às variedades do chocolate, o especialista quebra mais um tabu: “O ideal é que a pessoa coma o tipo que ela gosta. Se não gosta do amargo, ela não vai saciar a vontade, e vai querer comer mais”, explicou.
O chocolate amargo (com pelo menos 50% de cacau), entretanto, possui propriedades antioxidantes, ajudam a proteger o coração e o cérebro de doenças, e apontam estudos, pode ajudar a controlar o colesterol. Isso, se ingeridos cerca de 15g por dia. O diet, por sua vez, só é recomendado para diabéticos, já que a retirada do açúcar é compensada pelo aumento dos demais componentes, como a gordura. O mesmo serve para os produtos zero lactose.
Fonte: Novo Notícias