O Governo da Bahia e a Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL) iniciaram a sinalização da “Estrada do Cacau e do Chocolate”, a BA 262, que liga os municípios de Ilhéus e Uruçuca, no sul do estado. Os trabalhos foram iniciados com a instalação de marcos temáticos e de um container, que vai funcionar como Posto de Atendimento, na região do Distrito Industrial de Ilhéus.
Segundo previsão do secretário municipal de Turismo e Esporte de Ilhéus (Setur), Roberto Lobão, a próxima etapa da implantação do projeto consiste no cadastramento dos atrativos identificados na extensão da rodovia. Este trabalho será coordenado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio de outras instituições, a exemplo da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Instituto Biofábrica, Ilhéus Convention Bureau, Atil, Ceplac, IF Baiano e Prefeitura de Ilhéus.
Lobão explica que, para além da extensão da rodovia, a sinalização dos equipamentos só ocorrerá após esta etapa de cadastramento e capacitação dos responsáveis. A expectativa é de que este conjunto de ações esteja concluído no primeiro semestre de 2018, com a definição da formatação do produto, do cadastramento de fazendas, identificação de potencialidade e possíveis ofertas de serviços.
Desenvolvido através de uma parceria da Secretaria Estadual de Turismo, Atil e Prefeitura de Ilhéus, o projeto criou um roteiro turístico, entre os municípios de Ilhéus e Uruçuca, que passa pelas fazendas de cacau e permite o turista visitar a rota de fazendas, conhecendo a história da saga cacaueira e o processo de produção de cacau gourmet. Para o secretário estadual de Turismo, José Alves, o interesse na fazendas já existe por causa do imaginário gerado mundo afora pelos romances de Jorge Amado. A ideia é que os antigos casarões possam servir não só como lugar de hospedagem, mas também como local para eventos.