A agricultura familiar, que juntamente com os pequenos produtores, responde por cerca de 80% da produção de cacau no Sul da Bahia, foi um dos destaques do Chocolat Bahia 2018, o Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que terminou domingo (22) no Centro de Convenções de Ilhéus.
A Bahia Cacau, da Cooperativa da Agricultura Familiar da Bacia do Rio Salgado, já comercializa os chocolates premium na Bahia e em outros estados brasileiros, com uma produção de 800 quilos por mês, com 35%, 50%, 60% e 70% de cacau, além de nibs – pedaços de amêndoas de cacau torrados e triturados – e trufas. São cerca de 200 cooperados, que cultivam amêndoas selecionadas.
Através de um convênio com o projeto de apoio à agricultura familiar Bahia Produtiva, foi aberta uma loja de fábrica em Itabuna, onde parte da produção é comercializada. “Nosso desafio é investir cada vez mais em qualidade, buscando a conquista de novos mercados e o Festival do Chocolate é uma excelente oportunidade para divulgação da marca e conhecimentos sobre novas tecnologias”, afirma Ozana Crisóstomo do Nascimento, diretor da cooperativa.
Com 1200 associados, a Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopesba), aproveita o potencial do Litoral Sul e Baixo Sul na produção de cacau para a fabricação de chocolates finos, achocolatados, nibs e amêndoas caramelizadas. A cooperativa investiu na implantação de uma fábrica de chocolate, com uma produção atual de 6 toneladas por mês, parte dela comercializada através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “A produção de chocolates e outros derivados de cacau tem permitido a melhoria na renda das famílias e estamos trabalhando no sentido de ampliar a capacidade de comercialização, já que existe uma demanda crescente por chocolates finos”, destaca o diretor da Coopesba, Rogério Assunção.
Armazém da Agricultura Familiar
No Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária, um espaço que reúne cooperativas e associações das regiões Sul, Baixo Sul e Sudoeste e são comercializados produtos como chocolates, amêndoas, nibs, doces, cachaça, frutas, licor e peças de artesanato.
“Estamos divulgando o potencial da agricultura familiar e importância da economia solidária como fonte de geração de empreso e renda”, diz Gilcélia de Souza Santos, do Centro de Economia Solidária/Litoral Sul.
0 Comments
Parabenizo ao nosso prefeito Mário Alexandre a secratária de educação pelo trabalho que tem feito em nossa cidade pessoas de responsabilidade e compromisso com Ilhéus. Deus abençoe vocês grandemente.
Parabéns à gestão Municipal de Ilhéus,na pessoa da Secretaria de Educação Eliene Oliveira.Pelo trabalho e competência humanizada que vêm desenvolvendo.
Faça me rir eles só contrataram os filhinhos,a grande massa de contrato chamada estagiários eles deixaram a míngua,não contrataram pq já sabiam,não se preocuparam se esse povão ia passar necessidade sem os míseros 500 reais q eles pagam
Parabéns secretaria Eliane e ao prefeito Mário Alexandre pelos serviço prestados a Ilhéus a equipe vem desenvolvendo um trabalho de muita competência Deus na sua infinita bondade abençoe essa equipe.
Parabenizo o Prefeito de Ilhéus e toda sua equipe,pois acredito que fazem o melhor e possível pela cidade .
Quero parabenizar a gestão Municipal da cidade de ilhéus em especial a secretária de educação professora Eliane Oliveira pela coragem, Pelo esforço, pela capacidade em administrar a cidade de ilhéus.E peço a Deus que os proteja e os iluminem sempre Deu
A administração inteira de incontestável competência. Ótimos planejamentos em vários cenários /hipóteses. As secretarias de Administração, Educação e Saúde estão de parabéns. Enquanto outras prefeituras reduzem e atrasam salários, Ilhéus mostra o exem
Parabéns a essa iniciativa da secretaria de Educação. Isso sim é pensar no próximo. Mesmo não morando em Ilhéus, fico feliz por essa atitude dela nesse momento tão difícil. Eu também fiz o concurso dos professores, mais devido a essa pandemia não deu
Quero parabenizar o prefeito de Ilhéus e toda sua equipe por está tentando ajudar essas pessoas que sim precisa de ter sua dignidade de ajuda
Realmente. É para ruir com esses comentários e elogios, pois aviso cuidado com as rasteiras.
Nada melhor do que 10 dias depois… Professores da Rede Municipal de ensino estão sendo comunicados por e-mail que terão uma redução de R$500,00 reais em seus salários… estão desesperados e já acionaram o Sindicato da categoria para intervir nesta m