Pica-pau-chocolate tem plumagem marrom e vive em plantações de cacau

A espécie é amplamente distribuída na região amazônica; cor do topete diferencia populações.

O hábito de viver em meio às plantações de cacau poderia servir de inspiração para o nome popular do pica-pau-chocolate, mas o “batismo” na verdade se deve à plumagem em tons de marrom.

Com cerca de 30 centímetros a ave, típica da Amazônia, desfila as penas cor de chocolate que contrastam com o amarelo no alto da cabeça. Comum em matas de terra firme e de várzea, também é encontrada em matas de galeria, manguezais e matas secundárias.

Amplamente distribuído pela região amazônica, o pica-pau-chocolate vive solitário, aos casais, em grupos de até cinco indivíduos ou mesmo em bandos mistos.

A espécie vive solitária ou em bandos de até 5 indivíduos — No período reprodutivo a espécie faz buracos em árvores mortas e palmeiras, onde põe de dois a quatro ovos brancos e brilhantes.

Comum nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Mato Grosso, Sul do Pará e Maranhão, o pica-pau-chocolate alimenta-se de insetos, larvas e frutas. Cupinzeiros arborícolas também servem de “restaurante” para a ave.

De topete amarelo, os indivíduos que vivem ao norte do Rio Amazonas se diferenciam das populações encontradas ao sul, que possuem topete marrom.

Fonte: Globo Rural

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *