Os comerciante de cacau da Venezuela estão enfrentando nos últimos anos diversos problemas para manter seus negócios funcionando.
Após sofrer com assaltos, sequestros de parentes e com a decadência na produção, eles agora têm uma nova preocupação: a interferência da ditadura da Venezuela no setor.
Produtores no Estado de Miranda, nos arredores de Caracas, denunciaram confiscos nos últimos meses. O regime alega que os bloqueios têm como objetivo impedir o furto dos caminhões e atribuem os confiscos a dívidas tributárias dos produtores com o Fisco. Agora, produtores temem a estatização completa.
A Venezuela cultiva cacau desde os tempos de colônia da Espanha. Apesar de a produção ser menor do que a de outros países, como Gana e Costa do Marfim, o cacau venezuelano é usado em chocolates premiados no mundo todo por sua qualidade.
A crise, no entanto, afetou o setor. Sem dólares para insumos, a produção vem caindo progressivamente, informa o “Estadão“.