México está

Objetivo é posicionar o país como referência em chocolate de Origem

O México está empenhado em impulsionar a produção de cacau e quer se posicionar como maior produtor de valor agregado da América Latina.

A história de chocolate – e a indústria multibilionária que se tornou – começa no México.

A árvore Theobrama cacao é nativa dos trópicos da América e os astecas acreditavam que as sementes de cacau eram um presente do deus Quetzalcóatl, misturando-as com especiarias e
milho para fazer uma bebida amarga.

“O chocolate e o cacau são produtos que pertecem à herença mexicana e nos distiguem internacionalmente”, disse a ASCHOCO, associção nacional do comércio de chocolate e confeitaria.”México tem proporcionado uma infinidade de usos e combinações de sabores. [Estamos] trabalhando para aumentar a conscientização sobre a
importância de reativar o cultivo de cacau na zona rual mexicana.”

Apesar do fato de que o cacau e o chocolate vêm do México, a produção de cacau do país despencou nos últimos anos.

Há cerca de 15 anos, o México produziria cerca de 50.000 toneladas de cacau por ano. Hoje, são cerca de 25.000 toneladas, cultivadas em 59.800 hectares de terra, segundo a ASCHOCO.

“O grande desafio da indústria é encontrar matéria-prima [o suficiente]”, disse Miguel Ángel Saínz Trapaga, presidente do chocolate e confeitos associação comercial CONFIMEX.

“[Confrontado com] o problema que apenas 27 toneladas são produzidas em nossos campos mexicanas, as empresas são obrigadas a importar matérias-primas para completar a produção anual que é estimada entre 70 e 75 toneladas.”

Quando os preços de cacau caíram em 2001, os agricultores mexicanos foram duramente antingidos e muitos mudaram para outras culturas para aumentar sua renda. Então, em 2005, gelado podridão parda (doença monilíase) espalhar através das regiões de cultivo, devastando colheitas dos agricultores restantes.

Outras questões – como o envelhecimento da população agrícola, a falta de know-how e organização técnica, a falta de acesso a capital e infra-estrutura – agravaram o problema, disse Vazquex Huitron. Confira a matéria completa AQUI 

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

0 Comments

  1. Gildásio França da Silva disse:

    Que Deus na sua infinita bondade possa nesse momento curá-lo re-estabelecendo sua saúde.
    Grande homem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *