O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Santa Izabel, Região Metropolitana de Belém (RMB), está distribuindo, desde semana passada, até esta quinta-feira (27), 20 mil sementes de cacau híbrido, tolerante à doença vassoura-de-bruxa, para agricultores de comunidades diversas.
As sementes foram doadas pela unidade da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) em Tucumã, sudeste paraense.
Cada uma das 20 famílias a princípio beneficiadas plantará mil sementes em consórcio com açaí de terra firme e banana, a partir de projetos da Emater. O objetivo é que, em cerca de três anos, as famílias já possam comercializar o cacau, incrementando a renda.
De acordo com o chefe do escritório local da Emater em Santa Izabel, o engenheiro agrônomo Ronaldo Sanches, diversificar atividades nas propriedades rurais da região metropolitana qualifica a socioeconomia dos municípios em processo de crescimento geográfico, incentiva a recuperação e preservação ambientais e abastece o mercado da capital com produtos saudáveis e da tradição amazônica.
“Não há como se pensar em estruturação de região metropolitana, não há como se considerar um município como Santa Izabel, sem se partir da prerrogativa da agricultura familiar”, resume. Fonte: Agencia Para
0 Comments
Absurdo tem pessoas contaminadas entrando nas lojas, fecharem antecipadamente o comércio e estão abrindo no pior momento, é inverno e junto com as gripes e alergias irão muitas vidas.lamentavel!
Além do controle e orientação de entrada e saídas pessoas que não residem em Ilhéus, não observarmos detetizacoes em locais públicos, principalmente no comércio que tem locais persistentes com aglomerações.
Esses caras estão ligando pra funcionário nenhum Vila, a preocupação deles é o dinheiro… esse presidente do cdl com essa cara de atrapalhado não sei não..
A reabertura do comércio é necessário." Eu não vou ficar em casa sentado com boca escancarada esperando a morte chegar" cada um é responsável pelo seu atos. Parabéns prefeitura pela decisão.
Só falta agora o transporte público voltar as ruas.
Ola boa noite sr.
Gostaria de saber do senhor
Se vcs tem alguma informaçõe
A respeito da volta dos transporte público da cidade ai tem alguma espectativa de começar a RODAR NA CIDADE
Tem qi voltar a funcionar sim , no malhado o dentro de abastecimento conhecida como a feira funciona normalmente e ninguém lá tá pegando nada , passei por lá e vi tudo funcionando normalmente só o centro da cidade qi parou
Acho sim que falta sabedoria no coração sim na vida de muitas dessa autoridade não buscar orientação em Deus acha que é dono das pessoas acham que é dono de tudo mais a terra e de Deus e toda e sua plenitude.Deus vai trazer a cura na hora que ele quiser ele não depende do homem mas o homem sim então concordo com o presidente da CDL em que a virose não vai acabar tão rápido e quem vai se responsabiliza com tantas pessoas perdendo o emprego os dono de lojas fechando o seu comércio quem vai banca eles porque eles tem que si manter e fácil quando tem um bando de político ou de autoridade manipulando.o comércio pode abri gradoativamente e aplicando as medidas necessária
É as pessoas precisa trabalhar mais cumprido regras.
CDL cerve pra que mesmo em ilheus .,os chineses estão chegando pra compra tudo preço banana aí eu quero ver ….
O bom senso é muito importante neste momento. Ilhéus bem como o restante do país, necessita trabalhar para sobreviver. Espero que até fins julho tudo já esteja flexibilizado, pois estarei visitando amigos nessa bela cidade.