Técnicos e produtores peruanos visitaram a CEPLAC

Professores de nível superior, pesquisadores, técnicos em cooperativismo, empresários e produtores rurais do Peru vieram conhecer as ações da Ceplac para a cacauicultura do Brasil, visitaram as áreas experimentais da instituição e conheceram de perto o trabalho de controle biológico e o produto Tricovab.

A comitiva, composta por 19 membros, se submeteu às exigências fitossanitárias na portaria da Ceplac e cumpriram a missão tecnológica que vieram fazer na sede regional do órgão.

Participante da comitiva, o professor José Carlos Rojas Garcia, da Universidade de San Martin, no Peru, afirmou quetodos vieram “conhecer as coisas novas que a CEPLAC está pesquisando com esse fruto precioso para todos nós que é o Cacau. Para nós todos foi uma visita muito boa, pois a CEPLAC tem várias pesquisas que já desenvolveram e que está dando certo no campo e principalmente com relação às pesquisas no controle a vassoura de bruxa. Visitamos os laboratórios, a produção do tricoderma que é o fungo que ajuda a controlar a vassoura de bruxa com resultados muito positivos.”

A comitiva peruana visitou as fazendas Riachuelo e Irerê aqui na região para conhecer as tecnologias utilizadas para a produção de chocolate, o trabalho de fermentação e aspectos da comercialização.

O professor Rojas Garcia, que ensina disciplinas nas áreas de ciência do solo, fertilidade e conservação, disse que aprendeu muito e ainda tinha “muito mais que aprender sobre as tecnologias dos pesquisadores e técnicos da CEPLAC. Esperamos voltar o mais rápido possível.Os produtores brasileiros estão de parabéns por ter esse órgão de grande importância para o País que é a CEPLAC.”

O pesquisador do Cepex Givaldo Niela acompanhou o grupo, apresentou os trabalhos realizados pela equipe do Biocontrole, inclusive o Tricovab – primeiro e único biofungicida desenvolvido, produzido e registrado oficialmente no Ministério da Agricultura – chamou muito a atenção da comitiva pela ação que desenvolve no controle biológico da vassoura de bruxa e a metodologia de uso no campo.

Niela informou aos integrantes da comitiva peruana que o Tricovab é disponibilizado aos produtores da região a preço de custo, porque a Ceplac não visa lucro, e que a utilização do produto deve ser feita como integrante das recomendações do manejo integrado de controle da vassoura de bruxa, além de informações sobre o período de aplicações que “tem que ser num período chuvoso. Aqui no sul da Bahia é de maio, junho, julho e agosto e no Espirito Santo é novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, variando de acordo com as chuvas.”

Givaldo Niela informou também que a Ceplac já vem desenvolvendo troca de informações com vizinhos deles no Peru, no próprio Equador, que já existe a nível de campo o controle biológico com fungos para controle da vassoura de bruxa e da monilíase,com resultados muito satisfatórios. Fonte: Ceplac

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

0 Comments

  1. Joaquim disse:

    Quando o Legislativo exerce o seu papel em defesa do consumidor, a Sociedade tende a ganhar. Parabéns para o vereador Pablo.

  2. Edmilson Azevedo santa rosa disse:

    Isso que a embasa ta fazendo é um absurdo .Eu pagava 32.26 de água e 25.80 de esgoto esse mês o esgoto subiu pra 112.31 que absurdo e a água foi pra 98.84 que absurdo essa embasa ta fazendo aqui na itinga.ajudem ajente por favor

  3. Marcia Cristina Freitas sakelliou disse:

    acho absurdo pagar todos mês e a embasa limpa o esgoto só quando quer quando entope nois temos ligar várias vezes ficar esperando com muita paciência e ligar novamente no ponto chego a pagar uma fortuna passa meses até ano mim sinto roubada

  4. Antonio oliveira de jesus disse:

    E valido pra salvador porque aqui na cidade a embasa continua cobrando 80 % de esgoto onde estar os vereadores de salvador esses inuteis cidade sem lei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *