O movimento apartidário de produtores de cacau da Bahia, que tem promovido encontros, discussões e reflexões sobre os principais problemas que impedem o desenvolvimento da cacauicultura no Estado, apresentaram na última quinta-feira (6), as principais e urgentes demandas do setor à senadora Lídice da Mata (PSB-Ba).
A parlamentar é autora do projeto de lei que prevê aumento do percentual do cacau no chocolate, e tem aproveitado as oportunidades durante os seus discursos no senado, para pleitear em favor da produção nacional do cacau.
No encontro, representando toda a classe produtora, estiveram presentes: Dilson Araújo, Carlos Baiard, Raimundo Luedy, Marllus Andrade e Carlos Vianna. Dentre os pleitos, o Drawback foi assunto em pauta, que de acordo com o grupo, pelos ricos fitossanitários e influência negativa no preço interno de cacau, faz-se necessário a extinção com urgência.
A Ceplac foi lembrada no encontro, que segundo o grupo, Lídice da Mata, concorda com a “reformulação do órgão, para adaptar-se ao novo modelo da cacauicultura, e só depois, será pensando em concurso”. A dívida dos cacauicultores, não foi esquecida pelo grupo, que após dados mostrados a senadora, eles deverão enviar um documento para analise da mesma, e discussão minuciosa em breve.
Segundo o grupo, a senadora Lídice, comprometeu-se em continuar acompanhando de perto as demandas do setor, junto ao Ministério da Agricultura, tendo o encontro, sido considerado bastante proveitoso e eficiente para o grupo. Fonte: Mercado do Cacau