Ainda em curso, a temporada 19/20 registrará entradas de 43 mil toneladas de cacau de origem africana. Os volumes provenientes da Costa do Marfim desembarcam no porto de Ilhéus-Ba, como complemento necessário para compor a capacidade das indústrias processadoras locais. Para temporada vigente, estima-se um processamento de 225 mil toneladas, sendo que a safra nacional deverá entregar um total de 185 mil tons.
Até a presente data, foram desembarcados um total de 33 mil toneladas. Espera-se em meados de março a chegada de mais 10 mil tons. Os volumes mencionados registraram uma redução de 53,4%, comparados aos 66 mil tons importados no mesmo período da safra anterior.
A redução dos volumes foi atribuída às estimativas de uma melhor produção nacional de cacau, além de uma pequena queda nas moagens internas.
Do volume total de 43 mil tons, apenas 5 mil toneladas foram destinadas para OLAM, sendo o restante compartilhado entre Cargill e Barry Callebaut.
Fonte: mercadodocacau