A empresa suíça Barry Callebaut, uma das maiores fabricantes de chocolate do mundo, acaba de anunciar sua primeira impressora 3D com capacidade para produzir em larga escala. Chamada de Mona Lisa, a máquina será capaz de fabricar milhares de chocolates ao mesmo tempo. A tecnologia será testada inicialmente na Espanha.
Segundo a Forbes, essa é a primeira vez que a indústria usa uma Impressora 3D para produzir chocolate em larga escala. Até então, testes de proporções menores eram realizados.
O primeiro chocolate produzido na impressora deve ser lançado nos próximos meses, com o nome ‘Flor de Cacao’, e é uma criação do renomado chef espanhol Jordi Roca. Em nota oficial, o cozinheiro afirmou: “Esse novo jeito de trabalhar o chocolate surpreenderá os consumidores, que vão se deparar com formatos impensáveis e de precisão impressionante”.
“Eu costumo me inspirar com o que não posso fazer, porque me encanto com desafios criativos. Agora, com a impressora ‘Mona Lisa’, poderei levar minhas experiências com chocolate para outro nível”, afirmou Roca.
Pablo Perversi, diretor de inovação e sustentabilidade da Barry Callebaut, disse a Forbes em entrevista que diversas empresas ajudaram a companhia a desenvolver o maquinário. Já o software foi desenvolvido dentro da companhia suíça.
A Barry Callebaut irá fabricar o doce em formatos como coelhos e flores no curto prazo, de olho principalmente em datas como a Páscoa. A diferença, no entanto, é que a impressora será capaz de dar ainda mais detalhes ao chocolate. “São detalhes que você não conseguia fazer antes”, diz o executivo.
A ideia é que o maquinário seja usado para fechar parcerias com outras empresas. “Temos muita gente interessada em usar a tecnologia para imprimir seus logos e suas marcas no chocolate”, diz.
Para o executivo, a tecnologia tem o objetivo principal de atender a novas gerações. “Hoje, tudo gira em torno da experiência e das comidas ‘instagramáveis’. Vivemos na era da personalização.”
Fonte: epocanegócios