Exportações recordes impulsionam vendas de chocolate suíço

O valor das exportações suíças de chocolate ultrapassou CHF1 bilhão (US$ 1,05 bilhão) pela primeira vez no ano passado, liderado pelo aumento da demanda do Canadá, Estados Unidos, China, Oriente Médio e Singapura.

O consumo interno da iguaria também cresceu ligeiramente após a queda da demanda nos anos anteriores. As vendas para os fabricantes suíços de chocolate subiram 2,2% em 2019, atingindo quase CHF1,79 bilhão.

Quase três quartos das vendas foram alcançadas no exterior, uma proporção que aumentou ligeiramente de 72,5% em 2018 para 73,7% no ano passado. A União Europeia é o mercado mais dominante, mas o crescimento das exportações foi mais notório em outros países.

O consumo anual per capita na Suíça aumentou 0,8% a 10,4 quilos, contrariando uma tendência negativa recente. Os consumidores suíços também têm um gosto por chocolate estrangeiro, com as importações representando 41% de todas as vendas.

A Federação Suíça dos Produtores de Chocolate, ChocosuisseLink externo, reclamou, porém, que os custos de produção dos alimentos de luxo na Suíça são prejudicados por tarifas que favorecem os ingredientes nacionais, como o açúcar. Isso cria “custos adicionais desnecessários”, disse a associação em um comunicado.

Chocosuisse também pediu a rápida ratificação de um acordo de livre comércio com os países do Mercosul para abrir o “acesso não discriminatório a mais de 260 milhões de consumidores”. Fonte: https://www.swissinfo.ch/

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *