Em meio ao crescimento de 18% das exportações de alimentos e bebidas do Brasil ao Canadá, que somaram US$1,8 bilhão no primeiro semestre deste ano na comparação com 2019, uma rodada de negócios virtual que começa nesta segunda-feira (23/11) visa alavancar ainda mais os negócios entre os dois países.
O evento on-line começa à tarde e segue na terça-feira (24/11). Ele é destinado a fornecedores de hortifruti, temperos, produtos de panificação e confeitaria, cereais, cafés, chás e ingredientes em geral. Participarão distribuidores, importadores, atacadistas, varejistas e fabricantes canadenses interessados em fazer negócios com o Brasil.
“O formato virtual democratizará o acesso, pois facilita a participação de produtores de diferentes regiões do Brasil, que terão a chance de apresentar seus produtos aos compradores canadenses”, diz Paulo de Castro Reis, diretor de relações institucionais da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC).
Conforme a CCBC, a soma das exportações e importações entre os países cresceu 9,8% no primeiro semestre, movimentando US$ 2,7 bilhões. Na rodada, ampresas brasileiras serão selecionadas a partir da demanda canadense e de formulários preenchidos previamente visando garantir mais assertividade às reuniões e ampliar as possibilidades de acordo.
Após selecionada, a empresa terá uma agenda definida pela organização, contendo de cinco a oito reuniões com os compradores. Realizado via plataforma Zoom, o evento terá reuniões individuais B2B (comércio entre empresas) com duração de 20 a 25 minutos.
Negócios em alta
De acordo com a CCBC, com base nas exportações brasileiras no primeiro semestre de 2020, o grupo de açúcares e produtos de confeitaria apresentou o maior crescimento entre as categorias, atingindo aumento de 238% em comparação com 2019. O valor passou de US$ 19,2 milhões entre janeiro e junho de 2019 para US$ 81 milhões neste ano.
As vendas de café solúvel também tiveram aumento significativo, com crescimento de 17% e valor de US$ 6,1 milhões. Segundo a Câmara, varejistas do Canadá relataram intensificação nas compras do produto pelos consumidores do país durante o isolamento devido à Covid-19, o que pode ter impulsionado essa categoria.
Outro destaque das exportações foi o salto de 1.065% na categoria referente a cacau, atingindo US$ 5,4 milhões exportados ao Canadá. Já o grupo manteiga, gordura e óleo de cacau, que não havia sido exportado ao país no primeiro semestre de 2019, entrou na pauta de negócios em 2020 e atingiu valor de US$ 4,8 milhões.
Carnes, frutas e amendoim
No tocante às preparações de carnes, o crescimento de exportações também foi relevante, atingindo 75%. O principal item destacado são as preparações alimentícias e conservas de produtos bovinos.
Também subiu a venda de amendoins descascados, que tiveram crescimento exponencial nas exportações ao Canadá, passando de US$ 165,7 mil entre janeiro e junho de 2019 para quase US$ 2,3 milhões no mesmo período de 2020.
Em contrapartida, a categoria frutas, cascas de frutos cítricos e de melões caiu 31% em relação ao mesmo período de 2019, passando de US$ 11,1 milhões para US$ 7,7 milhões em 2020.
Um dos motivos é a dificuldade logísticas de envio ao Canadá, já que muitas rotas aéreas foram suspensas durante a pandemia. Mesmo assim, o envio de algumas frutas cresceram no período, como melões, uvas, mangas, figos e goiabas. Fonte: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Economia/noticia/2020/11/rodada-de-negocios-virtual-aproxima-brasil-e-canada-em-meio-alta-nas-exportacoes.html