Mitos e verdades sobre o cacau

É verdade que o cacau não tem um sabor doce, de chocolate, mas ele ainda pode ser uma adição saborosa para a sua dispensa. Um nutricionista da Florida listou algumas dicas e esclareceu mitos deste saboroso fruto.

Mito: Cacau vem de chocolate

Verdade: Ambos, cacau e chocolate são os produtos alimentares que vêm de cacau. As amêndoas, também chamadas de grãos de cacau. Os grãos se são ficam envoltos em uma casca, em árvores tropicais de cacau, e eles são naturalmente amargos e livres de aroma. Para o processo de fabricação do cacau, as amêndoas e a polpa que as envolve são fermentadas durante vários dias, secas a cerca de 7% de humidade, então torradas durante 30 a 60 minutos de 250 a 320 graus para ganha sabor. Em seguida, os grãos são abertos e os "nibs" interiores são recolhidos e moídos, transformando-se em um líquido grosso, escuro chamado licor de cacau. O licor cremoso tem cerca de 55% de manteiga de cacau com a proteína, amido e fibra suspensa dentro dele. Pode ser processado em chocolate, manteiga de cacau ou cacau em pó. Para fazer o pó de cacau, o licor é pressionado através de um filtro fino, que retém as partículas de cacau, mas permite que a manteiga de cacau flua.

 

Mito: O cacau é amargo demais para ser um ingrediente útil

Verdade: É verdade que o pó de cacau natural pode, por vezes, ter um sabor amargo e ácido, com um pH de 5. No entanto, há outro tipo de pó de cacau disponível que é feita a partir de grãos de cacau tratados com carbonato de potássio, uma substância alcalina que aumenta o pH de 7 ou 8. Isso é chamado alkalized ou cacau "Dutched", em homenagem a Conrad van Houten, o fabricante holandês que inventou. Cacau Dutched tem um sabor mais suave, menos amargo do que o cacau natural.

 

Mito: Qualquer chocolate pode ser usado em uma receita

Verdade: É importante, especialmente em produtos de panificação que dependem de fermentação, observar o tipo de chocolate que será utilizado. Por exemplo, se uma receita de bolo de chocolate já usa bicarbonato de sódio, você vai precisar usar o chocolate de cacau natural mais ácido para reagir adequadamente com o bicarbonato de sódio e dióxido de carbono para garantir a qualidade da receita. Assim, o resultado do bolo terá uma boa altura e uma excelente textura.

 

Mito: O cacau é rico em gordura e calorias quando incluídos regularmente na dieta

Verdade: Devido ao método de processamento acima descrito, a maior parte da manteiga de cacau rica em gordura é separada das partículas de cacau, deixando apenas pequenas quantidades de pó de cacau. Na verdade, uma colher de sopa de pó de cacau tem em média 0,5 gramas de gordura. Também é baixa em calorias, apenas 10 por colher de sopa e é zero em açúcar.

 

Mito: Não há muitas maneiras de usar cacau na dieta

Verdade: receitas usando cacau em pó como um ingrediente principal são abundantes. De produtos de panificação a bebidas, há variadas maneiras de incluir o alimento na dieta. Grãos de cacau é uma excelente fonte natural de nutrientes antioxidantes chamados flavonoides saudáveis, e muitas pessoas estão adicionando pó de cacau nas receitas por esse motivo. Com informações: Jacksonville.com

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário