Entre janeiro e setembro de 2020, a taxa de penetração da categoria de chocolates nos lares brasileiros foi de 90,1%, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Kantar encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB). Quando se trata do consumo fora de casa, o produto teve um crescimento de 3,1% e chegou à 65,9% de penetração. Os dados também mostram que a média mensal de brasileiros que compram chocolate é de 55,4%.
Segundo o presidente da ABICAB, Ubiracy Fonsêca, o consumo de chocolate fora de casa retomou um crescimento por conta da flexibilização das medidas de restrição adotadas. “O chocolate é consumido em sua grande parte dentro das casas de forma compartilhada, mas a partir do terceiro trimestre notamos uma retomada do consumo de chocolate fora do lar e é nas ruas que que vemos seu aumento em volume”, diz.
O faturamento da categoria de chocolate apresentou um incremento de 9% no comparativo com o mesmo período de 2019, atingindo o valor de R? 5,4 bilhões até setembro, estimulado pelo consumo doméstico. De acordo com dados da consultoria, a frequência de compra aumentou 4% no período, com os compradores visitando o ponto de venda cerca de 13 vezes nos últimos 12 meses.
De acordo com análises da Kantar, as vendas de chocolate no varejo tradicional foram impulsionadas por conta de um novo comportamento do consumidor, identificado durante a pandemia, que deu preferência ao comércio de vizinhança (ou seja, pontos de venda próximos às suas casas). Para o presidente da ABICAB o movimento já era esperado, tendo em vista que a penetração do produto se manteve, mesmo com parte do comércio fechado. “Apesar do crescimento de outros canais de venda, o varejo tradicional ainda se manteve relevante durante o período mais crítico da pandemia”, ressalta.
Sobre a ABICAB
A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas – ABICAB foi fundada em 1957 e representa os principais fabricantes do país junto às esferas pública e privada, no Brasil. A indústria brasileira nestes setores fatura cerca de R? 28 bilhões e gera mais de 37 mil empregos diretos. A entidade, que representa atualmente 92% do mercado de chocolates, 93% do mercado de balas e confeitos e 62% do mercado de amendoim, tem como objetivo central desenvolver, proteger e promover as indústrias associadas, estimulando ações para o fomento dos mercados interno e externo nestes setores, bem como o consumo responsável dos produtos.
Sobre a Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar crescimento.
Fonte: JeffreyGroup