Lançamento da Expedição Cacau e Chocolate do Brasil

Acontece em 8 de março o Lançamento da Expedição Cacau e Chocolate do Brasil, idealizado por Juliana Recuero Ustra, da Ustra Consultoria. O objetivo é apresentar as ações centrais e metas deste projeto, principalmente contando como se dará este relato em primeira pessoa sobre as iniciativas e as experiências pelo Brasil, tanto com cacau, como com chocolates.

O evento, no dia da Mulher, será exclusivamente online para comunicar mais detalhes deste projeto audacioso, organizado para mostrar o eixo Cacau e Chocolate do Brasil, conversando com inúmeras áreas de interesse. Projeto este desenhado a partir de um mergulho neste universo e de demandas recorrentes de “saber mais sobre cacau e chocolate” por parte do consumidor.  A escolha desta data se dá como uma homenagem à força das mulheres protagonistas e presentes intensamente nesta cadeia produtiva.

A transmissão se dará de um lugar icônico para o cacau e chocolate brasileiros, o Bataclan em Ilhéus, recentemente todo reformado e reinaugurado. Um cenário perfeito e uma forma de mostrar o quanto o cacau e chocolates integram-se completamente com cultura, história, gastronomia e turismo, entre muitos elementos.

O evento tem como foco a profissionais da cadeia produtiva do cacau e do chocolate, como chocolateiros, produtores de cacau, pesquisadores, lideranças, bem como empresas e profissionais do Turismo, Gastronomia, Industria e Comércio de Chocolate e respectivos fornecedores, Cooperativas e Associações do setor, interessados em geral e possíveis apoiadores.

Sobre: Juliana Recuero Ustra – Responsável pelo Projeto Chocolate Brasileiro, é pesquisadora independente sobre cacau e chocolate, com ênfase em inovações no mercado do chocolate no Brasil e no mundo, em constante atualização sobre este mercado. Com formação em Eng.a Química (Furg), MSC em Engenharia Oceânica (Furg), MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV). Diretora da USTRA CONSULTORIA desde 1998 e com vasta experiência com consultoria, projetos e treinamentos para indústrias de alimentos e serviços de alimentação. Foi por cerca de 10 anos, consultora do SEBRAE-RS, quando participou ativamente por 10 anos com consultora ao Setor de Confeitaria de Pelotas, RS e atuou como responsável técnica por 8 edições da Feira Nacional do Doce. Com visitas a duas edições do Salon du Chocolat Paris, ao SIAL (Salão internacional de Alimentos) de Paris, Salon du Chocolat de Salvador, visitas técnicas a Museus de Chocolate em Barcelona e em Paris, bem como a chocolatarias renomadas e a fazendas de cacau. Ministrou palestra sobre chocolate no 7º Encontro Nacional de Concierges da Les Clefs d´Or Brésil. Realizou edições de eventos de degustação de chocolate no Hostel Boutique Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Rio Grande na Furg, no evento de luxo Winter Season Gramado, na Vinícola Guatambu, Vinícola Dunamis, Hotel Wish Serrano Gramado, Grande Hotel Canela, Parador Hampel. Realizou eventos pelo Projeto Chocolate e Queijos do Brasil junto ao jornalista gastronômico Eduardo Tristão Girão, em: Canela, RS, Belo Horizonte e Campo Grande, MS, e também no evento Fartura Tiradentes, MG 2019 e Fartura Belo Horizonte 2019. Apresentou-se com o tema chocolates brasileiros no Fartura Porto Alegre 2019. Foi entrevistada no evento Happy Total com Tânia Carvalho sobre Vinhos e Chocolates. Entrevistada no Programa Todo Seu com Ronnie Von no dia do Cacau e no Canal Terra Viva com Renata Maron. Realizou Oficinas de degustação de Chocolate no Meeting do Festival Internacional de Turismo de Gramado, em 2018 e 2019. Tem projeto em parceria com a chef Nanra Branco, intitulado “Biomas do RS recebem Cacau e Chocolates do Brasil”. E tem nesta trajetória inúmeras outras atividades de consultoria e treinamentos para empresas de chocolate. Responsável pelo blog CHOCOLATENOBRASIL, onde a idéia central é a promoção do chocolate brasileiro. (chocolatenobrasil.blogspot.com.br) e em 2020 por uma sequência de lives com 40 personalidades do cacau e chocolate do Brasil.

 EVENTO APOIADO POR: SEBRAE BA, ASSOCIAÇÃO BEAN TO BAR BRASIL, BATACLAN ILHÉUS, COOPERATIVA CABRUCA E MODAKA CACAU 

ONDE ACOMPANHAR MAIS SOBRE ESTE PROJETO:

– INSTAGRAM @CHOCOLATENOBRASIL

– BLOG: CHOCOLATENOBRASIL.BLOGSPOT.COM.BR

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

0 Comments

  1. Tatiana disse:

    Eu acho que não tem justiça nessa cidade. Aqui tudo pode. São ônibus quebrados e sujos. Não cumprem o horário, fora alguns motoristas que tratam os passageiros com ignorância. Cadê os ônibus novos que teriam que está rodando e não foi cumprido a ordem? Se não estivessem rodando a passagem iria voltar p preço antigo. Quando o Ministério Público cumprir com seu papel de ser pelo povo de Ilhéus eu serei uma das pessoas a falar que aqui tem justiça sim.

  2. Reginaldo Antonio Oliveira disse:

    Tá difícil mesmo acreditar em alguma instituição em Ilhéus parece que voltarmos ao tempo do faroeste uma cidade sem lei usuário do transporte em que moram nos distritos são os mas sofredores eles depende do transporte coletivo picipalmente nos dias de feira quando eles traz as suas coisinhas para ser vendidas nas livres e assim levar o sustento das suas famílias pra casa estão imposibilitados por falta de transporte porque as empresas não rodam nos horários que essas pessoas mas precisam só rodam até meio dia quando na verdade as feira É o dia todo aí as pessoas que têm suas coisinhas pra vender nas feiras muitos perdem o que traz porque se não pode voltar pra casa porque as empresas por ordem de quem so rodam até meio dia se olhamos bem estão ferindo o artigo quinto a fala do direito de ir e vir é discriminação o Mistério Público tem que tomar providências sim punir empresas punir prefeito porque ele sabe das dificuldades dessas pessoas é nada faz é ter a certeza de podemos continuar na instituição Ministério Público!!!

  3. Ronaldo Nascimento disse:

    Queria saber porque o chefe do executivo municipal ainda nao tinha chamado as duas empresas para uma eventual cancelamento do contrato de concessão por descumprimento ao decreto Municipal. Precisou o ministério público tomar providências. Porque hein prefeitura? Porque o medo das empresas?

  4. Evanildo nascimento Belmiro disse:

    Ainda bem que o ministério público entrou em ação, porque ontem dia 19/10/2020 eu fiquei das 17:05 até 17:59 até pegar um ônibus para chegar em casa.e isso porque peguei um coletivo intermediário, porque o coletivo da linha (4), não passou, daí eu desci no parque infantil e fui andando até minha casa que não fica perto. são mais de um km de onde eu desci até minha residência.

  5. Marivalda de Jesus disse:

    Somos nós os moradores dos distritos que estamos sofrendo as consequências desse faroeste. Moro em aritaguá e aqui os horários estão muito reduzidos, o que nos obriga a pagar lotação, principalmente no horário das 4h que são dois ônibus e ambos saem lotados do terminal.

  6. Jéfete disse:

    E fora as passagens que são caríssimas para uma cidade pequena!! $3,80 ?!?!?!?!?!? UMA FACADA!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *