Um grupo de produtores de cacau esteve reunido, ontem (16), na sede do Sindicato Rural em Ipiaú, no intuito de buscar soluções para as principais demandas do setor, que vem sofrendo, entre outras, com o deságio no preço de cacau.
O encontro foi um desdobramento da primeira reunião realizada em Ilhéus, no último dia 08/07, onde os cacauicultores criaram Grupo de Trabalhos (GTs) em cada região, a fim de, facilitar o desenvolvimento das ações. Eles também criaram um grupo no wathsapp (aplicativo de celular), denominado “Cacau na rede”, para que as informações circulem entre os envolvidos com mais rapidez.
No encontro em Ipiaú, dentre outras ações, os produtores acordaram que será necessário um apoio judicial para auxiliar nas decisões do grupo. Águido Muniz, cacauicultor, esclareceu que as ações não integram associações e é uma luta de toda a classe: “Aqui não é um encontro de IPC (Instituto Pensar Cacau) ou APC (Associação dos Produtores de Cacau) é um encontro de cacauicultores que estão buscando soluções para problemas comuns à cadeia produtiva”, disse.
O próximo encontro do grupo será no município de Gandú, no próximo dia 29/07, à partir das 9h. “Queremos sair do eixo Ilhéus – Itabuna e envolver todos os cacauicultores da região, pois o que irá nos fortalecer é a união do setor”, destacou o presidente do sindicato rural de Ilhéus, cacauicultor, Milton Andrade. Cerca de 30 pessoas participaram do encontro e tiveram a oportunidade de expor os problemas e as possíveis medidas que pode contribuir para os entraves do desenvolvimento da cultura no país. Fonte: Mercado do Cacau.