O conceito “Women in Chocolate” já circula pelo mundo há mais de 8 anos, mas no Brasil ele tomou outros formatos e dimensões. Fundado em dezembro de 2018 e hoje com quase mais 130 mulheres, o grupo de um aplicativo de mensagens instantâneas compartilha todas as experiências dentro do nicho de mercado mais proeminente dos últimos anos no Brasil: o chocolate BEAN TO BAR.
Produtoras de chocolate, empresárias de lojas multimarcas e fábricas de maquinário, cientistas, formadoras de opinião, consultoras, designers e quase todas as profissões ligadas ao business, estão representadas neste grupo. As discussões vão de tendências de mercado a detalhes da fabricação.
Mulheres são muito dinâmicas e criativas e não poderia ser diferente no grupo “Mulheres do Chocolate do Brasil”. Esta inquietação inevitavelmente resulta em ações. Em abril de 2020, um sub-grupo de 30 mulheres mandou fazer um selo solidário para a distribuição de mais de 5 mil unidades de produtos de chocolate bean to bar para instituições, grupos médicos, trabalhadores de plantão, equipes de emergência etc, durante os 4 dias de Páscoa. Foi uma experiência tão expressiva de conforto para os que receberam e satisfação para as doadoras, que o grupo resolveu pensar novos projetos para cada ano.
Está em andamento o projeto “Revista Bean to Bar por Mulheres” que reunirá em edições sazonais, matérias técnicas, de mercado, colunas, histórias, crônicas, receitas e mais, escritas pelas mulheres do grupo. Cada edição trará informações de marcas e da expansão do mercado no Brasil e no mundo e, o plano é, a cada 2 anos, compilar todas as 8 edições e lançar e-books. O projeto encontra-se atualmente em processo de captação de recursos.
AÇÃO DIA DAS MÃES
24 mulheres de várias regiões do Brasil se uniram para a confecção de uma caixa coletiva Intitulada “Chocolates do Brasil – Por Mulheres” contendo aproximadamente 250 g de chocolate distribuído em 24 pequenas amostras individuais, todas na receita 70% cacau, 30% açúcar. As cintas representativas que envolvem cada quadradinho, indicarão as marcas para que o consumidor possa identificar suas opções preferidas após a degustação.
A importância das diferentes origens de cacau do Brasil como Bahia, Pará e Espírito Santo (não usamos cacau estrangeiro) assim como suas nuances de sabores e aromas de cada terroir (combinação: espécies de cacau + clima sazonal + características do solo) é a maior força do projeto. Temos cacau especial no Brasil e de grande qualidade, então a divulgação dessa nossa riqueza ganha formatos diferentes no nosso grupo como, por exemplo, esta chance impar de degustação. Nesta caixa, a diversidade sensorial do cacau brasileiro está propositalmente expresso numa mesma receita de chocolate, mas, como o consumidor poderá comprovar, serão 24 experiências diferentes. Só o bean to bar é capaz de oferecer essa oportunidade. As origens também estão indicadas nas informações de cada marca.
REALIZAÇÃO
Essa nova ação do grupo Mulheres do Chocolate do Brasil, pensada especialmente pra o Dia das Mães 2021, tem o objetivo de divulgar a diversidade sensorial do nosso cacau mas também, em tempos pandêmicos, vem oferecer conforto, indulgência e aconchego; tudo o que o chocolate traz.
A partir da ideias de Tania Odlevak e Ana Paranhos, o designer Dilson Reis fez todo o layout da caixa, impressa na gráfica Off Paper . Cada uma das 24 empresárias terá um pequeno estoque das caixas para a venda com preço unificado a ser divulgado em breve. A logística para a confecção, montagem e distribuição das 500 caixas feitas pra essa ação foi complicadíssima pois o grupo tem representantes em municípios diversos dos estados da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Entre envio de material, montagem da caixa e reenvio para os destinos finais, o espírito de equipe junto com o propósito da causa, foram os grandes responsáveis pelo sucesso final desta deliciosa ação por Mulheres do Chocolate do Brasil.
INFORMAÇÕES COM OS PERFIS DE INSTAGRAM:
Participantes do projeto e Comissão Organizadora:
Ana Paranhos @chocolatecruzeirodosul – (073) 99974-2149
Juliana Aquino @baianichocolates – (011) 98182-0707
Rita Duarte @terradoschocolates – (021) 98068-7435
Tania Odlevak @odlechocolate – (031) 99164-2164
Demais Participantes do Projeto:
Ana Paula @cacaudooeste
Ana Pott @almadorechoco
Ana Ruzzarim @negro_doce_chocolataria
Claudia Gamba @mesticochocolates
Claudia Lasevicius @casa_lasevicius
Gislaine Gallette @gallettechocolates
Izabel Prates @terroircacau
Kassiany @caoschocolate
Laura Botton @laskachocolates
Leilane Benevides @benevideschocolates
Leonor Lavigne @senochocolatefino
Luana Vieira @monjolochocolatebar
Luisa Abram @luisaabram
Manuela Bello @bellochocolatesfinos
Mariana Basuare @majucau
Marina Stroh @cacaudouradochocolate
Mirian Rocha @mirianrochachocolates
Patricia Viana @modakacacau
Priscila França @francachocolates
Renata Martucci @lenata_oficial